Campus Cerro Largo retorna ao Nível de Segurança Operacional 4
Retorno ao NOS 4 foi definido em sessão extraordinária do Conselho do Campus

Publicado em: 26 de março de 2021 14h03min / Atualizado em: 26 de março de 2021 15h03min

Na terça-feira (23), O Conselho do Campus Cerro Largo alterou a classificação do risco local relacionado ao surto epidêmico de covid-19, retornando ao Nível de Segurança Operacional 4 (NSO). A decisão foi tomada em função das dificuldades operacionais decorrentes do NSO 5, que estava em vigor desde o dia 1º de março.

Os conselheiros definiram o novo NOS levando em consideração que “apesar da ocupação do sistema de saúde pública local na região de abrangência do Campus Cerro Largo ainda ser preocupante, há diminuição da velocidade de propagação do coronavírus, provavelmente como reflexo das medidas de isolamento social”.
A Resolução Nº 2/CONSCCL/UFFS/2021 definiu alguns ajustes nas atividades do Campus em NSO4, com o intuito de prevenir a disseminação da covid-19. As informações na íntegra sobre a mudança de NSO constam no Ofício-Circular Nº 3/2021 – CCL.

Dentre as principais medidas, destacam-se:
- Atividades de ensino continuam a acontecer no formato remoto;
- Laboratórios e Área Experimental (atividades de pesquisa, extensão ou cultura) devem ser autorizadas pelas Coordenações Adjuntas de Laboratórios e/ou de Áreas Experimentais;
- Atividades presenciais relacionadas aos estágios voltam a ser permitidas na região de abrangência do Campus. Em outras regiões, os coordenadores dos estágios deverão avaliar, caso a caso, a situação e possibilidades. A recomendação é que os estudantes possam, em comum acordo com as unidades concedentes de estágios (UCE), desenvolver prioritariamente as atividades de maneira remota;
- Biblioteca: Os empréstimos de livros deverão ser demandados por e-mail (biblio.cl@uffs.edu.br). Para proceder à solicitação, os usuários deverão identificar previamente o exemplar requerido através de consulta do acervo;
Com base nas demandas recebidas, será agendada a data e o turno para retirada e/ou devolução; os empréstimos e devoluções ficam limitados a dois turnos por semana. Alternativamente, as devoluções poderão ser realizadas na Coordenação Administrativa, na unidade Seminário do Campus Cerro Largo, em horário comercial.
- Secretarias de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Secretaria Acadêmica e Setor de Assistência Estudantil:
Atendimento remoto, pelos e-mails das Secretarias e Setor: sae.cl@uffs.edu.br (Setor de Assistência Estudantil); sec.acad.cl@uffs.edu.br (Secretaria Acadêmica); sgc.cl@uffs.edu.br (Secretaria Geral de Cursos de Graduação); ppgats_cl@uffs.edu.br (PPGATS – Mestrado); mestradoddp_cl@uffs.edu.br (PPGDPP – Mestrado); coord.ppgec@uffs.edu.br (PPGEC – Mestrado).
Atendimentos presenciais, em casos especiais, somente mediante agendamento prévio via e-mail.
Laboratórios de Informática:
Disponível para uso, conforme demanda, limitados a 25% da capacidade.
Setores administrativos:
Atendimento remoto. Os endereços de e-mails estão disponíveis na página 18 do Plano de Retorno (Anexo 1 da Resolução Nº 11/CONSCCL/UFFS/2020).
Servidores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação:
Trabalho remoto com presencialidade eventual, sob demanda. A presencialidade está autorizada, condicionada ao atendimento das regras de conduta estabelecidas no Plano de Biossegurança, e ao limite de 25% da capacidade das salas de trabalho ou manutenção de uma única pessoa no recinto.