Campus Cerro Largo reúne cerca de 400 estudantes na Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - IX JIC
O evento teve a participação dos seis campi da UFFS

Publicado em: 24 de outubro de 2019 16h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2019 17h10min

Nos dias 22 e 23 de outubro, a UFFS – Campus Cerro Largo recebeu estudantes dos seis campi da Instituição para a realização da IX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica – JIC, com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O objetivo do evento foi reunir os estudantes bolsistas para mostrar os resultados dos projetos de pesquisa e para, além disso, prepará-los para a Pós-graduação e o mercado de trabalho.
Em dois dias de evento, foram cerca de 400 participantes ouvintes e em torno de 190 trabalhos apresentados, divididos nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

A abertura da IX JIC, realizada na tarde da terça-feira (22), teve a presença de autoridades locais do município de Cerro Largo, além da participação do vice-reitor da UFFS, Gismael Francisco Perin; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Clarissa Dalla Rosa; do diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf; do diretor do Campus Cerro Largo, Bruno Munchen Wenzel, e da coordenadora Adjunta de Pesquisa do Campus, Juliana Marques Schontag. Após a cerimônia, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS, professor Odir Antonio Dellagostin, proferiu a palestra "Bioeconomia: a contribuição da biotecnologia no cenário nacional e regional". Ainda na terça-feira, foi lançado o Catálogo dos Grupos de Pesquisa da UFFS, pelo diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf.

Na quarta-feira (23), os estudantes puderam participar das palestras “O tempo, o clima e a saúde humana", ministrada pelo professor do Campus Cerro Largo Anderson Nedel, e "Radioastronomia e a primeira imagem do horizonte de eventos de buraco negro supermassivo da galáxia M87”, com a professora Juliana Cristina Motter. A programação contou ainda com atividades culturais, como a apresentação do Grupo Folclórico Russo Troyka, do município de Campina das Missões/RS, e a visita ao Museu 25 de Julho de Cerro Largo, realizada pelos alunos do grupo de pesquisa “Fronteiras: laboratório de História Ambiental da UFFS”, do Campus Chapecó. A cerimônia de encerramento apresentou as premiações do Concurso “Interprete a sua Pesquisa – INSP” e também os vencedores e as menções honrosas do Prêmio Jovem Pesquisador:

A coordenadora adjunta de Pesquisa do Campus, professora Juliana Marques Schontag, destaca que “a JIC é o momento que o aluno bolsista de iniciação científica tem para difundir o conhecimento adquirido nessa etapa tão importante da sua formação”. Segunda ela, os professores bolsistas do CNPq que vieram avaliar o evento, elogiaram a qualidade dos trabalhos expostos, a postura e o preparo dos alunos.
O evento é promovido pela Diretoria de Pesquisa da UFFS e contou com o apoio do Supermercado Jaeschke, da Uzzina da Cerveja, da Livraria Eny, de Concreto Casa e Construção e dos professores da UFFS – Campus Cerro Largo.

VENCEDORES
Campus Erechim
Estudante pesquisadora: Josiane Bampi
Orientador: Gean Delise Leal Pasquali Vargas

Campus Passo Fundo
Estudante pesquisadora: Michele Zortea
Orientador: Gustavo Olszanski Acrani

Campus Cerro Largo
Estudante pesquisadora: Tais Regina Hansen
Orientador: Rosemar Ayres dos Santos

MENÇÕES HONROSAS
Campus Cerro Largo
Estudante pesquisadora: Naiara Jacinta Clerici
Orientador: Daniel Joner Daroit
Estudante pesquisadora: Daniela Morais de Lima
Orientador: Edemar Rotta
Estudante pesquisadora: Naiara Berwaldt Wust
Orientador: Roque Ismael da Costa Gullich

Campus Chapecó
Estudante pesquisador: Everton de Assis Vieira
Orientador: Claunir Pavan
Estudante pesquisadora: Helena Fornari Basso
Orientador: Margarete Dulce Bagatini
Estudante pesquisadora: Rafaela Parizotto
Orientador: Valdir Prigol

Campus Erechim
Estudante pesquisador: Fábio Spitza Stefanski
Orientadora: Helen Treichel

Campus Realeza
Estudante pesquisadora: Karina Raquel Fagundes
Orientadora: Dalila Moter Benvegnu