Clube de Cinema inicia atividades nesta quinta-feira (30) em Cerro Largo
Atividade é aberta a toda comunidade e sem necessidade de inscrição prévia

Publicado em: 29 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 29 de maio de 2019 11h05min

Na próxima quinta-feira (30), inicia o Clube de Cinema: Metalinguagem, promovido pelo Projeto de Extensão: Linguagem, Interação e Comunidade, do curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo. O primeiro ciclo do programa será voltado para a metalinguagem cinematográfica, pois possui o objetivo de apresentar como são produzidos os filmes e debater os mecanismos que constroem a significação das narrativas. Serão observadas questões como manipulação de câmera, som e montagem.

Foram escolhidos quatro filmes de diretores de diferentes nacionalidades:
- “O desprezo” (1963), de Jean-Luc Godard, que será exibido nesta quinta-feira;
-“Oito e meio” (1993), de Federico Fellini, no dia 13 de junho;
-“Ed Wood” (1995), de Tim Burton, no dia 20 de junho;
- “Saneamento básico” (2007), de Jorge Furtado, no dia 27 de junho.

Todos os filmes serão exibidos às 16h, na sala 206 do Bloco A da UFFS. Haverá certificação para os participantes. A atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. O debate será guiado pelo estudante da 3ª fase de Letras Erik Luís Sott de Santis.

Para Pablo Berned, professor e coordenador do projeto, “o fomento a esse tipo de ação, que valoriza produtos distintos daqueles amplamente divulgados para o consumo comercial, possibilita uma aproximação com as mais diferentes culturas. Assim, reconhece-se o acesso ao cinema como um direito humano que permite um processo de autoconhecimento e reflexão sobre a sociedade”, explica.

Os cineclubes constituem-se como espaços de socialização com pessoas diferentes, que expõem seu ponto de vista, aprimoram os conhecimentos e favorecem o acesso aos produtos culturais. Nesse sentido, o Clube de Cinema tem por objetivo promover exibições de filmes de relevância estética reconhecida pelo público e pela crítica especializada e, consequentemente, debates sobre linguagem cinematográfica, possibilitando a compreensão sobre a produção técnica das narrativas fílmicas.