Coordenador do PPGATS realiza trabalhos em conjunto com pesquisadores da Universidade La Republica (Uruguai)

Publicado em: 25 de novembro de 2022 17h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2022 17h11min

Entre os dias 11 e 16 de novembro de 2022, o professor David Augusto Reynalte Tataje, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS – Cerro Largo), esteve no Uruguai realizando trabalhos de campo com professores e alunos de pós-graduação da Universidade La Republica. Na ocasião, os professores uruguaios que participaram da atividade foram os doutores Ivan Gonzalez Bergonzoni, Laura Rodriguez Graia e Danilo Calliari, que são importantes pesquisadores de organismos aquáticos do país vizinho.

Os estudos tiveram como foco fazer o levantamento de estágios iniciais de peixes no rio Queguay (Paysandu, Uruguai) que faz parte do trecho inferior do rio Uruguai. A parceria faz parte dos estudos do projeto “Ecologia de peixes do rio Uruguai”, que é coordenado pelo professor David, e do projeto “Dinámica trófica de los ensambles de larvas de peces en la cuenca del río Uruguay bajo: río Queguay como modelo”, coordenado pelo professor Ivan. O trabalho de campo realizado mostrou de forma clara que a reprodução dos peixes do rio Queguay está atrasada, provavelmente, devido à influência do fenômeno La Niña, que tem como efeitos regionais a redução no volume de chuva e da temperatura.

Além dos trabalhos de campo, a viagem do professor David também teve como objetivo estreitar as parcerias, reunindo-se para tratar de pesquisas de interesse mútuo entre os pesquisadores, assim como as possibilidades de parcerias colaborativas de trabalho em atividades/eventos que possam gerar um acordo de colaboração técnica entre os programas de pós-graduação de ambas instituições que permita aos alunos um ensino e uma pesquisa mais qualificada.