Curso de Letras da UFFS - Campus Cerro Largo lança livro
A obra apresenta a trajetória dos dez anos do curso

Publicado em: 21 de dezembro de 2021 11h12min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2022 16h01min

No dia 10 de dezembro, foi lançada pela Editora da UFFS o livro “Letras UFFS Cerro Largo: 10 anos de Ensino, Pesquisa e Extensão”, organizada pelos professores do Campus, Demétrio Alves Paz e Jeize de Fátima Batista.

A obra apresenta a trajetória dos dez anos do Curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo, que possui a importante tarefa de prover a formação de professores numa região até então desprovida de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Trata-se de estudos, experiências e ações práticas desenvolvidas por docentes e discentes do Curso de Letras – Português e Espanhol – Licenciatura, bem como parceiros profissionais de outras instituições.

Ao longo de 15 capítulos, são apresentadas as reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas, literatura e formação de professores, a partir de experiências nas diferentes áreas do conhecimento, no âmbito universitário. A obra foi produzida com financiamento da Fundação Araucária, por meio do Programa de apoio a publicações científicas – fortalecimento de editoras (Chamada pública 23/2018), sob a coordenação do professor Valdir Prigol. Está disponível gratuitamente para download na Editora da UFFS.

No dia dia 14 de dezembro, o curso de Letras foi agraciado com uma Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores do município de Cerro Largo, por ocasião do lançamento da obra.

Sobre os organizadores

Demétrio Alves Paz

Doutor em Letras (PUCRS), Mestre em Letras (UFRGS) e Licenciado em Letras Português/Inglês (UFRGS). Em 2015, realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo-RS, onde desempenhou as funções de Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2014 a 2017; Coordenador do Curso de Letras, de 2017 a 2019; Coordenador do subprojeto Língua Portuguesa no Programa Residência Pedagógica (PRP), 2020-2022; coordena projetos de pesquisa na UFFS desde 2011, tendo bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS e do CNPq. Coordenador do Programa de Extensão Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, de 2018 a 2020.

Jeize de Fátima Batista

Doutora em Letras (UNIRitter), Mestre em Letras (UCPEL) e Licenciada em Letras Português/Espanhol (URI). É Professora Adjunta de Língua Portuguesa, Linguística e Estágios Supervisionados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo-RS, onde desempenhou as funções de Coordenadora Adjunta do Curso de Letras, de 2017 a 2019; Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2020 a 2022; Coordenadora de projetos de pesquisa na UFFS,  2020-2022, tendo bolsas de Iniciação Científica da FAPERGS e do CNPq; Coordenadora de projetos de extensão voltados à Dislexia; líder do grupo de Pesquisa GEPETEC e membro do grupo de Pesquisa GEPEI.

Galeria de Imagens: