Delegação da UFFS participou da II Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Red CIDIR
O evento ocorreu na cidade de Posadas, capital da província de Missiones, na Argentina.

Publicado em: 20 de outubro de 2022 17h10min / Atualizado em: 21 de outubro de 2022 10h10min

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) e da graduação em Letras – Português e Espanhol do Campus Cerro Largo, acompanhados de docentes e servidor técnico-administrativo, realizaram uma viagem de estudos a Posadas, capital da província de Missiones, na Argentina, a fim de participar da "II Jornada Internacional de Innovación y Emprendedurismo de la Red Cidir" e tratar do convênio marco e planos de trabalho com a Universidade Nacional de Misiones (UNaM).

A viagem foi proposta e organizada pela Coordenação do PPGDPP, AGITEC, Gabinete do Reitor, Assessoria de Relações Internacionais e Direção do Campus Cerro Largo e coordenada pelos professores Edemar Rotta (PPGDPP) e Angelise Fagundes da Silva (AGITEC – Campus Cerro Largo). Acompanharam o evento de estudos ainda os professores Enise Barth e Evandro Schneider e o servidor técnico-administrativo Rafael Treib.

A cerimônia de abertura da II Jornada aconteceu no dia 13/10, nas dependências da Universidade Gastón Dachary (UGD). Na sequência houve um painel com expositores da Argentina, Brasil, Espanha, Costa Rica e Paraguai que abriram a grade de dissertações da II Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Rede CIDIR, que teve como tema “Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo”.

O professor Edemar, representante da UFFS e das instituições brasileiras e vice-presidente da Red CIDIR pelo Brasil, enfatizou que “nos últimos anos entendemos que não é possível pensar em desenvolvimento e integração regional sem inovação, sem novas tecnologias. E a inovação e o empreendedorismo devem gerar novas formas de produzir, distribuir riqueza e viver em sociedade”.

No dia 14, as atividades do grupo da UFFS se concentraram na UNaM. Na parte da manhã, o grupo visitou o Parque Tecnológico Misiones e a Incubadora da UNaM e, à tarde, reuniu-se com docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da UNaM, a fim de tratar de planos de trabalho decorrentes do convênio marco entre a UFFS e a UNaM. O grupo destacou a recepção e a presença expressiva de representantes da UNaM, coordenados pela professora Gisela Belén Montiel, gestora general de Relaciones Internacionales e Integración Regional – Rectorado – Universidad Nacional de Misiones.

No dia 15, os mestrandos em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS apresentaram seus trabalhos de pesquisa e artigos na II Jornada, tendo a seção de apresentação também transmitida via google meet.

“Experiências como esta, proporcionada pela UFFS, são fundamentais para agregar conhecimentos ao processo de formação dos mestrandos e à consolidação do ensino, da pesquisa, da extensão e da inserção internacional”, destaca o professor Edemar.