Equipe faz recolhimento e quantificação dos resíduos sólidos no Campus Cerro Largo
A ação faz parte da primeira etapa para a constituição do Plano de Resíduos Sólidos do Campus Cerro Largo

Publicado em: 07 de dezembro de 2017 12h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2017 08h12min

 

 

Uma equipe do Campus Cerro Largo realizou, no dia 29 de novembro, a quantificação dos resíduos sólidos (orgânico, sanitário e seco) em todos as unidades prediais do Campus. Durante sete dias (do dia 20 a 28 de novembro), o grupo recolheu o lixo sanitário e orgânico, pesou e encaminhou para a Central de Resíduos da Prefeitura Municipal. O lixo seco foi pesado ao final dos sete dias, separado, e também encaminhado para o recolhimento da Prefeitura. O procedimento foi realizado de acordo com as normas da ABNT NBR nº 10.004 e 10.007/2004.


A ação é uma das etapas que visa à gestão integrada de resíduos sólidos da UFFS – Campus Cerro Largo e que pretende buscar soluções para os resíduos, considerando as dimensões ambientais, econômicas, sociais e culturais, sob a premissa do desenvolvimento sustentável, conforme descrito na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).


A equipe faz parte da Comissão para Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Campus e é composta pelas professoras Alcione Aparecida de Almeida Alves, Aline Raquel Muller Tones, pelos técnicos de Laboratório Anadésia Britzke (Biologia) e Jonas Simon Dugatto (Química), pelo engenheiro civil, Paulo Roberto Hendges e pelo coordenador administravo Sandro Schneider. Ainda contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas.


Segundo Sandro, esta quantificação será base para um diagnóstico que dará subsídios para uma melhor gestão dos resíduos no Campus e a realização de ações e campanhas de conscientização. O Plano, que está previsto para o primeiro semestre de 2018, será entregue também para a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).

Galeria de Imagens: