Estudantes organizam palestras durante a Semana do Meio Ambiente no Campus Cerro Largo

Publicado em: 03 de junho de 2015 09h06min / Atualizado em: 03 de junho de 2015 09h06min

Do dia 1º a 7 de junho é a Semana Mundial do Meio Ambiente. Na UFFS – Campus Cerro Largo, o curso de Engenharia Ambiental e a empresa Integração Júnior organizaram palestras para os estudantes e comunidade acadêmica.

Na segunda-feira (1º) estudantes do curso de Engenharia Ambiental realizaram duas palestras no auditório do Bloco A. A primeira palestra foi sobre o tema “Tratamento e encaminhamento de resíduos da construção civil” e a segunda palestra foi uma fala dos representantes da ONG Terra Verde, de Santa Rosa, em que relataram experiências ambientais realizadas na ONG.

O engenheiro de controle e automação de Santa Rosa, Jônatas Mattiazi, que ministrou a palestra, afirma que a atividade humana é geradora de resíduos e produtos descartáveis, porém cada um é responsável pelo resíduo que produz e deve dar ou acompanhar a destinação adequada. “Com a responsabilidade de destinação correta e a escassez de matéria-prima estão sendo desenvolvidas tecnologias economicamente viáveis”, afirma o engenheiro. A ausência de solução para o problema de destinação pelas próprias construtoras e a irregularidade da atividade de disposição final dos resíduos são algumas das motivações que levam ao gerenciamento desses materiais para a destinação correta.

Segundo a Lei 12305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade no gerenciamento desse material: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final adequada dos rejeitos. A lei afirma ainda que são proibidas as seguintes destinações para os resíduos: lançamento em praias, mar e a céu aberto, a queima a céu aberto ou em recipientes e instalações.

Na noite de terça-feira (02), a empresa Integração Júnior, vinculada ao curso de Administração do Campus Cerro Largo realizou a palestra sobre os principais programas socioambientais desenvolvidos durante a implantação e operação da Usina UHE São José, localizada em Salvador das Missões.