Evento aborda uso de tecnologias no ensino de Ciências, no Campus Cerro Largo

Publicado em: 29 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 29 de abril de 2015 09h04min

Durante três dias desta semana, o projeto de extensão “Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática – Educação Integral" realizou uma série de atividades com professores da Educação Básica e licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. Sob o tema da “Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino de Ciências”, as atividades foram conduzidas pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Marcos Alexandre de Melo Barros, que realizou três palestras: na segunda-feira (27), para estagiários dos cursos de licenciaturas; na terça-feira (28), para os professores da Educação Básica; e na quarta-feira (29), para bolsistas dos programas PIBID e PET, com o tema “Inovações Pedagógicas em sala de aula”.

Segundo o professor Marcos, os alunos são proibidos de usar celular e outros dispositivos móveis em sala de aula quando, na verdade, esses poderiam ser instrumentos de aprendizagem. “O professor peca quando se trata de inovação. Ser inovador é ter uma ruptura muito grande no processo educativo e às vezes não é interessante: o diretor não vai gostar, o colega não vai gostar, a família do aluno pode não querer. Então a estratégia está nesse mecanismo de dotar o professor, dotar o sistema educacional das melhores condições de acesso à informação”, afirma. Ele aborda a aprendizagem móvel como positiva para a educação do aluno, pois é feita “a partir de múltiplas interações e do contexto em que os aprendentes estão inseridos, em todo o tempo e em todo lugar”.

A atividade foi organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas no Ensino de Ciências e Matemática do Campus.