I Seminário em Estudos Literários e Ensino de Literatura será realizado no Campus Cerro Largo

Publicado em: 08 de agosto de 2016 11h08min / Atualizado em: 08 de agosto de 2016 11h08min

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto ocorrerá o I Seminário de Pesquisa em Estudos Literários e Ensino de Literatura do curso de Letras – Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. Durante o evento serão realizadas palestras, oficinas, apresentações de comunicações e relatos de experiência. O seminário inicia às 13h30 do dia 16 com uma palestra do professor e coordenador do evento, Pablo Lemos Berned, intitulada “Percurso da autorrepresentação na obra de Marguerite Duras”.

Às 15h, será o momento de compartilhar experiências sobre a produção de textos e livros literários de autores da região Noroeste, bem como a sua reprodução e encaminhamento ao público. As convidadas – Débora Rodrigues, Fabiane Padilha e Cecília Lima – são de Santa Rosa e representam, respectivamente, a editora local Café Pequeno, Biblioteca Fabrica Artema e a Associação Santa-rosense de Escritores (Ases). Ainda ligado ao assunto da produção autoral, a partir das 16h será iniciada a oficina “Quando o artista se autorrepresenta”, ministrada pelos artistas do Coletivo Cultural Contorno.me de Porto Alegre Daniel Eizirik e João Kowacs. Eles são autores do livro financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (FAC) “Mineiros cavam no escuro”.

A palestra, na quarta-feira (17), é por conta do professor do Campus, Demétrio Alves Paz, sobre “O conto africano em sala de aula”, com início às 14h. As apresentações das comunicações iniciam na mesma tarde, às 15h30, e têm continuidade na tarde de quinta-feira (18), às 14h. O encerramento será por conta da palestra da professora do Campus Neiva Maria Graziadei Fernandes sobre “Literatura, história e rastros: um diálogo fecundo”, previsto para as 15h30 do dia 18.

Segundo o coordenador do Seminário, as palestras são derivadas das pesquisas de Doutorado e de Pós-Doutorado defendidas por estes professores recentemente e as comunicações são de alunos do curso envolvidos com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), projetos de Pesquisa e extensão, além de Trabalhos de Conclusão de Curso.

“É uma forma de darmos visibilidade aos projetos desenvolvidos pelo curso de Letras, para os próprios estudantes e, principalmente para os que estão iniciando a licenciatura, viabilizando, assim, a continuidade dos estudos”, explica Pablo. Podem participar professores da área das Linguagens e interessados em geral nos temas de cultura e literatura.

As inscrições, para certificação de 12 horas, podem ser feitas AQUI. Também serão aceitas inscrições na hora do evento. Todas as atividades serão realizadas no Auditório do Bloco dos Professores, unidade próxima ao parque da ExpoCel.

Veja, abaixo, a programação completa:

16/08 – Terça-feira.

13h30min – Credenciamento.

14h – Palestra de abertura: "Percurso da autorrepresentação na obra de Marguerite Duras". Prof. Dr. Pablo Lemos Berned.

15h – Relato de experiências: Débora Rodrigues (Editora Café Pequeno – Santa Rosa-RS), Fabiane Padilha (Bicicloteca Fabrica Artema – Santa Rosa/RS) e Cecília Lima (Associação Santa-rosense de Escritores).

16h – Oficina: “Quando o artista se autorrepresenta”, pelos artistas Daniel Eizirik e João Kowacs (POA/RS) do Coletivo Cultural Contorno.me, autores do livro “Mineiros cavam no escuro” (projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – FAC-RS).

17/08 – Quarta-feira.

14h – Palestra: o conto africano em sala de aula. Palestrante: Prof. Dr. Demétrio Alves Paz.
15h30min – Comunicações de trabalhos.

Taciana Gallas – “Monitoria de Literatura: leitura e debate de textos literários.”

Stephany Ferreira Coletto – "O cinema como objeto de estudo no Ensino Fundamental."

Janaine Politoski – “A desvalorização do ensino de poesia em sala de aula.”

Márcia Angélica Jaloczewski e Janaine Politoski – “Uma proposta de trabalho a partir do conto: O Estranho Procedimento de Dona Dolores.”

Jaqueline Adriana Lermen e Laís Isabel Wilchen – “A dramatização literária na sala de aula.”

Rita Luana Rieger e Bruna Luiza Mallmann – “Uma experiência com texto dramático.”

Izabel Luizi Santos Colling – "O professor e o (re)conhecimento do gênero: selecionando e

trabalhando o texto dramático no Ensino Fundamental."

18/08 – Quinta-feira

14h – Comunicações de trabalhos.

Sabrina Ferraz Fraccari – “Varíola e Teodomiro: análise de personagens na obra ficcional de João do Rio.”

Tiago Miguel Chiappinoto – “A transformação de personagens em textos de Santiago Nazarian.”

Adriana Stein – “Análise comparativa dos contos de Monteiro Lobato.”

Stephany Ferreira Coletto – "Projeto de vida na pós-modernidade: desdobramentos no romance Hotel Atlântico."

Carine Maria Angst – “Análise da representação do campo literário no conto Romance Negro, de Rubem Fonseca.”

Vanessa Schneider dos Santos – "A relação entre literatura e cinema através da obra Orgulho e Preconceito: semelhanças e disparidades."

15h30n – Palestra de Encerramento: “Literatura, história e rastros: um diálogo fecundo”. Profa. Dra. Neiva Maria Graziadei Fernandes (Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Trânsitos Literários).

17h30min – Atividade de encerramento.