Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, em Cerro Largo, abre inscrições

Publicado em: 07 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2015 09h05min

Estão abertas as inscrições para a seleção no mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. São ofertadas 15 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: sete para “Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento” e oito vagas para “Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento”. As inscrições devem ser realizadas até o dia 05 de junho das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Secretaria Acadêmica (sala 203), na Unidade Bloco A do Campus, na rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, em Cerro Largo.

O processo seletivo constará de duas etapas: prova escrita de conhecimento específico e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e currículo. Podem se inscrever os candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o coordenador do curso, o professor Benedito Silva Neto, em discurso pronunciado nesta terça-feira (05), durante o lançamento do programa, o mestrado não tem um único objetivo acadêmico, mas o de entender as demandas da região e participar como agente do desenvolvimento. “A Universidade tem o compromisso de assumir esse processo de integração com a sociedade regional. Nós temos que buscar informações e conhecimento na sociedade, mas temos que dar o retorno, em termos de possíveis soluções para os problemas do desenvolvimento”, explica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Joviles Vitorio Trevisol, que esteve presente no evento de lançamento, afirma que há muitas transformações em um campus quando esse passa a oferecer cursos de pós-graduação. “Fortalece a presença da Universidade na região”, afirma. Segundo o professor visitante sênior da UFFS e professor de Economia na UFRGS, Gentil Corazza, que contribuiu para o programa, as expectativas para o mestrado são muito positivas. “Desde a primeira vez que eu visitei o Campus Cerro Largo, observei o entusiasmo dos professores na construção desse mestrado. Ele vai contribuir muito e impulsionar o desenvolvimento da região”, diz.

O Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas é interdisciplinar abrangendo professores de diversas áreas como Sociologia, Economia, Direito, Administração, entre outras.

Mais informações no edital nº 386/UFFS/2015, que pode ser acessado AQUI.