PETCiências recebe escolas e proporciona experiências enriquecedoras para estudantes do Ensino Fundamental
São realizadas atividades que abordam a temática Ciências da Natureza.

Publicado em: 11 de julho de 2022 14h07min / Atualizado em: 11 de julho de 2022 15h07min

O grupo PETCiências, que envolve os cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo, além de contribuir na qualidade da formação dos estudantes de graduação, com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem uma forte presença na comunidade externa.

Entre as atividades desenvolvidas, está a visitação de escolas de Ensino Fundamental da região Macromissioneira à Universidade. Na oportunidade, as crianças conhecem o Campus Cerro Largo da UFFS e desfrutam um pouco daquilo que o PETCiências tem a oferecer. São realizadas demonstrações de experimentos em laboratório, abordando as três áreas do conhecimento das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

No dia 05 de julho de 2022, ocorreu a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, nos dois turnos. Na parte da manhã, com três turmas do 6º ano da escola, e, à tarde, foram os alunos do 1º e do 2º ano.

De manhã, os PETianos ficaram divididos em três laboratórios, e os conteúdos apresentados foram: decomposição do peróxido de hidrogênio, gases e pressão (Química) através dos experimentos “Pasta de dente de elefante”; “balão de CO2” e “ovo na garrafa”, trabalhando com materiais simples do cotidiano do aluno; propriedades da matéria (Física), através do experimento denominado “Fluído Newtoniano”, que parte da viscosidade formada pelo amido de milho misturado com a água; morfologia das plantas (Biologia), com uma dinâmica de identificação e análise das partes/estruturas das flores, utilizando flores do quintal da Universidade, lupas e microscópio.

À tarde, os experimentos de Química e Biologia apresentados e fundamentados foram os mesmos; e o experimento relacionado à Física foi o “balão elétrico”, que trabalha a eletricidade do corpo e a estática, consistindo em fazer atrito em uma parte do corpo (cabelo, braço etc.) e capturar papéis picados apenas com a eletricidade corpórea.

Para a bolsista do PETCiências Daniéli Pauli “a experiência foi diferente para cada um, pois a interatividade dos alunos faz toda a diferença em práticas semelhantes, e cada aluno tem olhar único e distinto daquilo que ele observa e questiona”.

Por fim, os alunos puderam conhecer o restante do Campus e apreciar um lanche ao ar livre.