Projeto de extensão “Geração de Renda com Sabão e Composteiras” promove ação no Presídio Estadual de Cerro Largo
Esta foi a terceira edição do projeto ofertada durante o ano de 2019

Publicado em: 28 de agosto de 2019 14h08min / Atualizado em: 28 de agosto de 2019 17h08min

Nos dias 08, 15 e 22 de agosto foram realizados, no Presídio Estadual de Cerro Largo, os encontros do projeto de extensão “Geração de Renda com Sabão e Composteiras” da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.
Segundo a professora do Campus, Manuela Cardoso, o objetivo da ação é  “fornecer informações sobre como gerar renda a partir de produtos de baixo custo”.



Ao longo dos encontros, o público recebeu informações no formato de aulas teórico-práticas sobre a produção de sabão – em barras e líquido – a partir de óleo de cozinha usado; produção de biofertilizante e composto orgânico a partir de resíduos alimentares; aspectos básicos para iniciar um pequeno negócio; licenciamento ambiental, venda e divulgação de um produto, confecção de embalagens; formação de cooperativas e cálculos de lucratividade.

Os ministrantes das aulas foram as professoras da UFFS Alcione Alves e Manuela Cardoso, os acadêmicos Eduardo Alex Karnikowski e Fabiano Kapelinski, Carla Daniele Sausen, da Emater, e Márcia Martiny, do CRAS. Essa foi a terceira turma do projeto ofertada neste ano, cujo público-alvo são pessoas atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social do município.

O projeto é uma parceria da UFFS com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, o Centro de Referência em Assistência Social, a Secretaria de Educação e Cultura do município e a Emater/RS – Ascar.

Colaboram com o projeto: Alcione Aparecida de Almeida Alves, Bernadete Scheid, Carla Daniele Sausen, Carolina Back Olegário, Claudia Jussara Harlos Heck, Eduardo Alex Karnikowski, Fabiana Oliveira de Medeiros, Fabiana Sodre, Fabiano Kapelinski, Gilce Maria Grando, Inácio Ledur, Loiva Maria Back Spies, Louise de Lima Roedel Botelho, Manuela Gomes Cardoso, Márcia Martiny, Matheus Araújo do Amaral, Paola Vogt e Ticiana Schossler.