Projeto de extensão oferece qualificação em sistemas de informações gerenciais para micro e pequenas empresas
Próximas turmas abrirão em fevereiro de 2022.

Publicado em: 26 de novembro de 2021 09h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2021 16h11min

O projeto de extensão “Sistema de Informações Gerenciais para Micro e Pequenas Empresas: Implementação e execução a partir do Microsoft Excel”, coordenado pelo professor da UFFS – Campus Cerro Largo Ari Söthe ,tem o objetivo de qualificar os participantes para implementar a ferramenta em micro e pequenas empresas.

O sistema proposto integra uma estrutura contemplando: Plano de Contas; Lançamentos Contábeis e Balanço de Abertura; Livro Razão; Controle de Duplicatas a Receber e Duplicatas a Pagar; Demonstração do Fluxo de Caixa; Demonstração do Resultado do Exercício; Balanço Patrimonial; Análise das Demonstrações Contábeis; Controle de Estoques; Controle e Gestão de Custos. Como resultados práticos centrais desse projeto, estão a qualificação profissional dos acadêmicos para inserção no mercado de trabalho, além de proporcionar a implementação do sistema nas micro e pequenas empresas para qualificação do processo de tomada de decisão.

O curso iniciou no mês de agosto de 2021, com nova turma em setembro, na qual as atividades foram realizadas totalmente on-line. Até o momento, foram contabilizados 22 participantes (internos e externos); 45 horas de curso; um trabalho de curso com implementação do projeto e a qualificação de 15 acadêmicos do curso de Agronomia, a partir de uma versão simplificada.

Para a bolsista do projeto Sabrina Thais Bach a sua participação foi uma ótima experiência, na qual aprendeu muito. "Para poder crescer no mercado de trabalho, que atualmente é tão competitivo, é necessário ter o conhecimento sobre algumas tecnologias de informação”, destacou ela.

De acordo com o professor Ari Söthe, a partir da conclusão das primeiras turmas e com o retorno das atividades presenciais, serão feitos os contatos e a implementação do sistema nas primeiras micro e pequenas empresas, por meio dos concluintes, bolsista e do coordenador.

A partir de fevereiro de 2022 serão abertas novas turmas, buscando-se especialmente os alunos graduados e membros da comunidade externa.