Projeto do Campus Cerro Largo realiza oficina de compostagem para a Coopercaun
Projeto tem contribuído na percepção dos catadores sobre o atendimento da PNRS

Publicado em: 27 de maio de 2019 11h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2019 10h05min

Durante o mês de maio, foi realizada oficina teórico-prática sobre a construção de composteiras e compostagem de resíduos orgânicos com os cooperativados da Cooperativa de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN), de Cerro Largo. As compostagens serão utilizadas na horta da Cooperativa. A atividade é parte do projeto de extensão da UFFS – Campus Cerro Largo denominado “Capacitação, conscientização e sensibilização dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis quanto a valorização dos resíduos sólidos (lixo)”.

O projeto, coordenado pela professora do Campus Alcione Aparecida de Almeida Alves e com auxílio da bolsista Júlia Villela, tem o intuito de fomentar a sustentabilidade e conscientização da comunidade regional, quanto à segregação, reciclagem, compostagem e destinação ambientalmente adequada dos resíduos. “O projeto tem contribuído para despertar a percepção dos catadores acerca da importância do atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e visa auxiliar na redução, no reuso e na reciclagem de resíduos sólidos”, explica.

O projeto ainda pretende estimular a conscientização sobre a produção e a destinação correta dos resíduos sólidos e busca contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, economicamente sustentável e socialmente justo.


A oficina contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/ASCAR) de Cerro Largo.

Galeria de Imagens: