Setor de Assuntos Estudantis do Campus Cerro Largo promove palestra sobre a saúde mental do estudante
Atividade integra o Projeto de Promoção à Saúde do Estudante

Publicado em: 29 de agosto de 2019 18h08min / Atualizado em: 29 de agosto de 2019 18h08min

Na noite de 28 de agosto, a psicóloga Lizandra Andrade Nascimento ministrou no Campus Cerro Largo a palestra “O bem viver e os desafios da vida universitária”. Doutora em Educação, atualmente Lizandra é professora na URI – São Luiz Gonzaga, e coordena o núcleo de Acessibilidade da instituição.
A psicóloga abordou a necessidade constante de desenvolvimento pessoal – técnico e comportamental – que a atualidade vem exigindo do indivíduo. “Se contrata um profissional pela sua capacidade técnica, e mais adiante o demite pela sua capacidade comportamental”, explica Lizandra. “É preciso identificar nas adversidades a oportunidade de crescimento, e ter a capacidade de interagir e buscar apoio no outro. A fala, a interação, o compartilhamento e a escuta são fatores geradores de saúde mental”, destaca ela.
Espaços de fala e troca são muito importantes para auxiliar os estudantes a passar pelos momentos difíceis da vida acadêmica: separação da família, novas responsabilidades, ansiedade, trabalhos e provas. Pensando justamente nisso, que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) propôs o projeto de Promoção à Saúde do Estudante Universitário na UFFS.
O objetivo é fortalecer as condições de permanência e êxito nas atividades acadêmicas, considerando capacitar os estudantes a cuidarem e promover a saúde mental mediante a criação de um ambiente solidário na instituição. As atividades propostas nesse projeto serão desenvolvidas em todos os Campis da UFFS.
No Campus Cerro Largo, as ações são desenvolvidas pelas equipes do SAE coordenadas pelo profissional de psicologia, e por meio da ação de monitoria de Promoção de Saúde. De acordo com a psicóloga do Campus, Elenice Scheid, as ações seguem quatro eixos principais: Encontro com estudantes ingressantes na Universidade; Rodas de conversa temáticas; Grupos de apoio em saúde mental; e, Elaboração e divulgação de manuais sobre procedimentos de saúde. “Já estão em andamento no Campus os grupos de Yôga, Xadrez, Capoeira e Crochê. Em setembro iniciará um grupo de meditação Mindfulness”, cujas inscrições estão abertas, destaca Elenice.