UFFS e UERGS promovem o 1º Encontro de Preservação de Polinizadores do Rio Grande do Sul
Encontro acontece em outubro

Publicado em: 09 de setembro de 2019 09h09min / Atualizado em: 09 de setembro de 2019 09h09min

Nos dias 02 e 03 de outubro, será realizado o “1º Encontro de Preservação dos Polinizadores no Rio Grande do Sul” (1º EPPRS). A iniciativa do evento surgiu de uma parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo (UFFS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Campus Regional IV (UERGS), por meio do projeto de extensão “A polinização e as abelhas: ferramentas para educação ambiental, conservação e uso sustentável de recursos naturais”.
A proposta do encontro é trocar informações e sugerir alternativas para a preservação de polinizadores na região Noroeste do estado, além de aprimorar a integração entre os grupos de pesquisa e extensão. Propõe-se abrir um canal de diálogo entre pesquisadores especialistas e o produtor rural, alertando para a importância sobre a manutenção de polinizadores em áreas agrícolas e como o agricultor pode ajudar nesse processo, além de gerar renda com a polinização de suas culturas.
O período para a submissão de resumos segue até 23 de setembro. As normas para formatação e modelo podem ser acessadas no site do evento: https://epprs.blogspot.com/p/submissao-de-trabalhos.html
As inscrições são gratuitas. Mais informações no site: https://epprs.blogspot.com/
O evento será realizado durante a Expo São Luiz 2019, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, no município de São Luiz Gonzaga. É uma realização da UERGS em parceria com a UFFS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária.
PROGRAMAÇÃO
Primeiro dia – 2 de outubro
Manhã – Parque da Expo
8h – abertura
8h30 – Palestra “A Meliponicultura brasileira” com Jerônimo Villas-Bôas, Ecólogo, mestre em Gerenciamento Ambiental e especialista em abelhas e meliponicultura. Cofundador da Reenvolver.
10h – Coffee break
10h30 –Palestra “Polinização, polinizadores e agricultura”, com Mardiore Pinheiro, Professora e pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Tarde – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul
14h – Mesa redonda: Meliponicultura como ferramenta
Palestra “Qualidade e usos do mel de abelhas-sem-ferrão”, com Fábia de Mello Pereira, Pesquisadora da Embrapa Meio Norte.
Palestra “A saúde das abelhas”, com Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, Professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Palestra “Espécies de abelhas-sem ferrão do Rio Grande do Sul”, com Sídia Witter, Pesquisadora da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEADR).
Palestra “Meliponicultura como ferramenta de educação ambiental”, com Rafael Narciso Meirelles, Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Segundo dia – 3 de outubro
Manhã – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul
9h – Mesa redonda: mortandade de polinizadores, uma visão crítica e propositiva.
Palestra “Agrotóxicos e polinizadores”, com Annelise de Souza Rosa, Bióloga, em Pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP).
Palestra “Alternativas no uso de agrotóxicos: agricultura mais limpa para polinizadores mais saudáveis”, com Betina Blochtein, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Palestra “Práticas amigáveis para a proteção dos polinizadores”, com Patrícia Nunes Silva, Pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Tarde – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul
14h – Exposição de Banners e trabalhos de alunos da rede pública de ensino de São Luiz Gonzaga.
15h – Apresentação de trabalhos selecionados pela organização.
17h – Encerramento.