Apresentação

Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil (CAAPAE)

Quais os objetivos da CAAPAE ?
- acompanhar e avaliar a Política de Assistência Estudantil;
- analisar e deliberar sobre denúncias e/ou casos omissos referentes às ações da política de Assistência Estudantil.

Quem pode realizar uma denúncia?
Qualquer membro da comunidade acadêmica que possuir dados/informações que indiquem que o recebedor do auxílio não esteja em conformidade com os requisitos solicitados no processo seletivo para auxílios socioeconômicos.

Como realizar a denúncia?
Via sistema FALABR da CGU, através do link: https://falabr.cgu.gov.br/web/home -> Ouvidoria -> Denúncias

Que dados a denúncia deve conter?

Para cadastrar uma denúncia, apresente o máximo de informações possível. Isso é muito importante para a análise inicial dos casos. As informações prestadas na denúncia devem responder às seguintes perguntas:
Quem? | O quê? | Como? | Onde? | Quando?

Outras informações também podem contribuir para a apuração da denúncia, tais como:

  • Nomes de pessoas e empresas envolvidas;
  • Data ou período em que se deu o fato e se ainda ocorre;
  • Se há registros ou documentos que possam comprovar o fato denunciado;
  • Se há testemunhas que possam ser procuradas para falar sobre o assunto;
  • Se você presenciou a situação que está denunciando ou apenas ouviu falar

Descreva sua manifestação de forma clara e objetiva, com o máximo de detalhes e evidências possíveis, quando houver. 

É garantido o anonimato do denunciante, bem como o sigilo dos dados recebidos por meio de denúncia.