Apresentação

A juventude brasileira tem sido convocada por diversas políticas públicas a assumir papel de protagonismo, a exemplo das políticas de geração de emprego e renda, a atual Reforma do Ensino Médio e as demandas de formação técnico-profissional e até mesmo ao exercício tradicional da cidadania por meio do voto eleitoral e a participação em fóruns e conselhos de juventude. Neste contexto contemporâneo, profissionais ligados às entidades da sociedade civil, mas também agentes públicos e da iniciativa privada estão sendo desafiados a dialogar cada vez mais com as juventudes que se situam em nosso tecido social complexo e contraditório. E é a partir deste desafio que se justifica a oferta desta proposta de especialização, oportunizar um percurso formativo a jovens, profissionais que atuam no poder público, na iniciativa privada ou na filantropia, com objetivo de ampliar e qualificar entendimentos sobre as juventudes brasileiras e latino-americanas em suas múltiplas dimensões (histórica, cultural, econômica, política, social e socioambiental. Ampliar conceitos e estudos atuais sobre juventude com aportes interdisciplinares das Ciências Humanas e Sociais, a Saúde, a Educação, os Direitos Humanos e as Religiosidades. A proposta de formação também engloba estudos sobre juventude e trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, gênero, raça e etnia, políticas públicas e protagonismo juvenil.

 

Objetivos

 

Objetivo Geral Capacitar 50 jovens profissionais que atuam em entidades da sociedade civil, organismos públicos ou na iniciativa privada para atuação em projetos e/ou ações voltadas às juventudes na contemporaneidade.

 

Objetivos Específicos

a) Oportunizar um percurso formativo interdisciplinar, semipresencial, contendo módulos temáticos voltados a temas com foco nas juventudes e suas interfaces com a saúde, educação, trabalho, direitos humanos, religiosidades, meio ambiente e sustentabilidade, gênero, raça e etnia, etc.

 

b) Desenvolver momentos de estudos, discussões e sínteses, com uso de ferramenta virtual, a partir de conferências virtuais, leituras de textos dirigidos e questões problematizadoras.

 

c) Promover a realização de pesquisas teórico-práticas com foco nas juventudes contemporâneas, culminando na elaboração de trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, visando atualizar e qualificar análises.

 

 

Público-Alvo

- Lideranças e assessores de organizações juvenis;

- Profissionais que atuam diretamente com programas e políticas de juventude;

- Professores que atuam no Ensino Médio da Educação Básica;

 

Número de Vagas: 50

 

Turno de oferta: (X) matutino (X)vespertino (x) noturno

Carga horária por turno: 04 horas

Carga horária total: 375 horas

Início do turno/Término do turno:

Matutino: 8h às 12h00

Vespertino: 13h00 às 17h30

Noturno: 18h00 às 22h00.

 

DOCENTES DO CURSO E LATTES:

Luís Antonio Groppo - http://lattes.cnpq.br/4667459802757846

 

Vanessa Correa Araújo - http://lattes.cnpq.br/9729078855925220

 

André Luiz da Silva Sobrinho - http://lattes.cnpq.br/8809270741677260

 

Miriam Fabia Alves - http://lattes.cnpq.br/4002600044640352

 

Rezende Bruno de Avelar - http://lattes.cnpq.br/2398335130010152

 

Flávio Munhoz Sofiati - http://lattes.cnpq.br/7078667432523349

 

Joel Felipe Guindani -http://lattes.cnpq.br/2519320965882266

 

Maria Carla Corrochano - http://lattes.cnpq.br/7714353975585252

 

Felipe Toniolo - http://lattes.cnpq.br/2529657187181622

 

Vanildes Gonçalves dos Santos - http://lattes.cnpq.br/5410368249634836

 

Renato Souza de Almeida  - http://lattes.cnpq.br/2501938491754240

 

Willian Simões - http://lattes.cnpq.br/2501938491754240