Infraestrutura

 

  1. Laboratórios de Informática: 120 m2 de área – cada um dos dois. Cada um com 50 microcomputadores com os softwares e acesso à internet. 
  2. Sala de Meios: 30 m2 e com microcomputadores com softwares e acesso à internet. 
  3. Laboratório de Inovações Tecnológicas para o SUS: Educação e Gestão do Trabalho em Saúde: Em fase de implantação. Agregará pesquisadores, estudantes, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde, comunidade e movimentos sociais, em torno de temas de interesse comum. Trata-se de um dispositivo de cooperação interinstitucional e intersetorial entre serviços de saúde, universidades e outras instituições - voltado ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para as áreas da gestão do trabalho e da educação em saúde; por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Tem como objetivo fortalecer a rede de cooperação técnico-científica no âmbito local, regional (CIR), estadual (CIES), nacional. Funcionará como articulador da produção de estudos na área, visando compartilhamento de saberes e práticas para a qualificação dos sistemas e dos serviços de saúde.
  4. Laboratório de Semiologia e Semiotécnica: 240 m2 de área total, esse espaço é composto de Laboratório de Semiologia; Almoxarifado, Escritório e Observatório; Recepção; UTI; Ginecologia, Obstetrícia e Neonatal; Sala de Esterilização; Sala de Recuperação e Centro Cirúrgico; e Consultório e Sala de Exames. O espaço conta com macas, simuladores, peças anatômicas e autoclave. 

Além destes, a UFFS dispõem desses laboratórios: 

Laboratório de Bioquímica, Biologia Molecular e Biofísica Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Apoio

Laboratório de Preparo Histológico 

Laboratório de Histologia e Citologia
Laboratório de Fisiologia, Farmacologia e Psicopatologia Central Analítica
Laboratório de Anatomia 

Todos os laboratórios contam com condicionadores de ar, projetores do tipo Datashow e roteadores para possibilitar acesso wireless à internet. Dois laboratórios de informática (cada um com cinquenta computadores). Os demais laboratórios, localizados nos pavilhões ao lado do Bloco A, também estão disponíveis à comunidade acadêmica, plenamente equipados. 


Central de Reagentes: com 100 m, a edificação contém uma sala de Almoxarifado de Reagentes, uma sala de almoxarifado de vidrarias e materiais de consumo descartáveis, uma sala para armazenamento temporário de resíduos químicos e uma sala para armazenamento temporário de resíduos biológicos (o campus já conta com um serviço de coleta periódica de resíduos químicos e biológicos). O layout da Central de Reagentes encontra-se anexo a este documento. 

Biblioteca: As bibliotecas da UFFS estão em áreas que totalizam 1065,36m2 nos seis campi. Horário de funcionamento: 2a a 6a das 7:30 às 22:30, aos sábados em algumas bibliotecas. Serviços: consulta ao acervo impresso e digital (ebooks, normas técnicas e fontes de acesso livre); empréstimo, reserva, renovação e devolução; empréstimo entre bibliotecas da UFFS; empréstimos de notebooks; teleatendimento, acesso internet wireless; serviço de referência online; comutação bibliográfica; orientação normalização de trabalhos; catalogação na fonte; serviço de alerta; visita guiada; divulgação de novas aquisições; capacitação no uso dos recursos de informação; assessoria editorial. A UFFS acessa ao Portal de Periódicos da CAPES, bases de dados, e-books, patentes, normas técnicas e as mais renomadas publicações de resumos. 

 

Biblioteca campus Chapecó: Ocupa uma área de 285 m2 e novas instalações estão em construção no campus Chapecó, com espaços específicos para estudo em grupo, estudo individual, Setor Multimídia, Setor de Periódicos. Livros: 5.343 títulos e 34.418 volumes, periódicos e áreas. O total do acervo específico da área da saúde: Gestão de sistemas e serviços de saúde e educação em saúde é de 654 títulos e 3.086 volumes; Chapecó: 257 acervo e 1114 volumes, Laranjeiras do Sul: 62 e 200, Realeza: 238 e 1423; Cerro Largo: 30 e 131; Erechim: 32 e 51. 

Portal Capes: a UFFS tem acesso às BASES DE DADOS de interesse científico para o Mestrado Profissional em Gestão e Educação em Saúde: Academic Search Premier - ASP (EBSCO); Annual Reviews; ASTM International; Biblioteca Virtual em Saúde : BVS (BIREME) ; Bioline International; BioMed Central Journals; BMJ; Elsevier Masson French Journals; Cochrane; LILACS - Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine); AMA Network (AMA); JAMA Evidence (AMA); Nature; New England Journal of Medicine; SCOPUS (Elsevier); Web of Science e muitas outras disponíveis no Portal Capes, que é acessível a docentes e discentes, acesso a bases de dados, e-books e ao Portal Capes nos campi da universidade. Em breve haverá ingresso na rede Cafe – RNP. 

As bibliotecas utilizam sistema integrado de bibliotecas e as instituições usuárias podem compartilhar recursos informacionais. Também utilizam as seguintes bases: 1) COMUT: A Comutação Bibliográfica (COMUT) proporciona acesso à informação existente nas Bibliotecas em nível nacional e internacional, permitindo receber cópia de vasto material bibliográfico; Há outra? Não, fazemos orientação ao uso do COMUT. A UFFS possui um serviço totalmente informatizado (Sistema Pergamum), nos campi e unidades da instituição totalizando 6 bibliotecas, com 16.387 títulos e 87.146 volumes, e assinaturas de periódicos por meio do Portal Capes.Cada biblioteca dispõe de serviços de consulta local informatizada ao material bibliográfico de todos os acervos, sendo de livre acesso também à comunidade regional. O serviço de empréstimo domiciliar é destinado especificamente aos servidores e alunos da UFFS. 

O sistema de bibliotecas permite acesso ao acervo de todas as bibliotecas para os alunos de toda a universidade solicitarem empréstimos, renovação do material emprestado, reservas do material emprestado, consultas a boletins de aquisições, e o serviço de comutação bibliográfica, por meio de consulta à home page http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=274&Itemid=853&site=bi blio 

Há serviço de malote - serviço de empréstimo entre Bibliotecas, que permite a retirada, no campus de origem, de material bibliográfico de qualquer uma das unidades da biblioteca. 

Compromissos de atualização do acervo - O PDI da UFFS - prevê investimentos para manutenção e ampliação do acervo bibliográfico, de acordo com os PPC de graduação e pós-graduação. A política de manutenção e ampliação do acervo se efetiva por meio de aquisição anual e renovações de assinaturas bases de dados.