Comunidade pode se integrar a GTs que discutem temas na II Conferência das Licenciaturas no Campus Chapecó
Trabalhos já iniciaram, mas grupos estão abertos para novos ingressos e contribuições.

Publicado em: 11 de agosto de 2022 11h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2022 13h08min

Estudantes, técnicos administrativos e professores da UFFS – Campus Chapecó podem se integrar a um dos cinco grupos de trabalho (GTs) que discutem questões relacionadas à II Conferência das Licenciaturas da UFFS. Os debates e as atuações dos GTs fazem parte da etapa local da Conferência, e serão base para o documento do Campus Chapecó com avaliações e atualizações para Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica no âmbito da UFFS.

Leia aqui o Regimento da II Conferência das Licenciaturas 

A plenária de abertura no Campus Chapecó foi realizada em 19 de julho, momento no qual os GTs foram constituídos. Cada um deles está estabelecendo um cronograma de atividades e promovendo as discussões pertinentes.

Porém, conforme um dos coordenadores da Comissão Local, professor Derlan Trombetta, os interessados ainda podem se integrar aos GTs. “É um processo participativo, aberto e democrático, que vai resultar em um documento final que orientará os cursos de licenciatura no quesito formação de professores”, destaca ele.

O professor ressalta, ainda, que todo o processo é maior do que seu resultado. “É um processo de formação para estudantes, técnicos e professores, e uma possibilidade de relação orgânica com as escolas, com os sistemas de ensino”, frisa o professor. Para incentivar a participação dos estudantes, segundo Derlan, os GTs estão procurando conciliar os horários dos encontros para a maior participação possível.

A II Conferência das Licenciaturas acontece, conforme previsto, após quatro anos da primeira edição. A partir dos debates, a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica no âmbito da UFFS será avaliada e atualizada. Além disso, professores, técnicos e estudantes discutirão as implicações da aprovação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na Política Institucional de Formação de Professores da UFFS.

 

GTs e coordenadores no âmbito do Campus Chapecó


GT1 - Avaliar as atividades formativas que contemplem as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Curriculares Supervisionados e os Trabalhos de Conclusão de Curso.

Coordenação: Solange Alves (solange.alves@uffs.edu.br), Adriana Andreis (adriana.andreis@uffs.edu.br), Marisol Melo (marisol.melo@uffs.edu.br)

Relartoria: Angela Flair


GT2 – Avaliar a presença nos currículos e a necessidade de fortalecimento das temáticas relativas à educação para os direitos humanos, inclusão, relações étnico-raciais e educação ambiental.

Coordenação: Andressa Carvalho Benedito (andressacarvalhobe@gmail.com); Gleidson Andrade de Oliveira (gleidson.pimentina@gmail.com); Jéssica Santos Silva (jess.rn766@gmail.com)

Relatoria: Renilda Vicenzi e Patrícia Gräff


GT3 – Avaliar a política de ingresso, de permanência dos estudantes nos cursos de licenciaturas e elaborar ações propositivas frente ao diagnóstico situacional dos cursos de licenciaturas no contexto (interno e externo) atual.

Coordenação: Rubi Garcia Vieira (rubi.garcia@uffs.edu.br)

Relatoria: André Pereira da Costa (andrejustino.coxia@gmail.com) Derlan Trombetta (CL)


GT4 - Avaliar o papel estratégico e o formato dos programas: PIBID, RP, PET, Monitoria, Grupos de estudos e pesquisas, PIBIC na articulação com a formação de professores e a Educação Básica.

Coordenação: Lisaura Beltrame (lisaura.beltrame@uffs.edu.br)

Relatoria: Maria Vitória Fávero(victoryafavero@gmail.com) e Maressa Calvero (marecolvero@gmail.com)
Alexandre Matiello e Elsio Corá (CL)


GT5 - Discutir a implementação das atividades de pesquisa e de extensão e cultura nos currículos de graduação da UFFS e a forma de sua incorporação nos PPC das Licenciaturas em consonância com as políticas institucionais.

Coordenação: Isabelle Piaia (isbpiaia@gmail.com), Rafaela Bordignom (rafaela.bordignon@estudante.uffs.edu.br), Maico (mvalduga30@gmail.com) e Laiza Ribeiro(laizars1605@gmail.com)

Relatoria: Délcio Marquetti e William Padilha de Souza: willpadilhasouza@gmail.com
William Simões (CL)


Etapas no Campus Chapecó

19/07 – Plenária de Abertura da II Conferência das Licenciaturas no Campus e  constituição e  planejamento dos GTS;

25/07 – Reunião da Comissão Local do Fórum das Licenciaturas com os coordenadores dos GTS para socialização do planejamento e cronograma; Os GTs, seguindo planejamento e cronograma específico, discutiram a temática e elaboraram proposições para a Política Institucional de Formação de professores.

Até 10/10 os GTs entregarão a sistematização dos seus trabalhos contemplando: avaliação da Política Institucional de Formação de Professores; posicionamento frente às mudanças propostas pela Resolução CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação); considerações e proposições sobre a temática estudada e proposições para qualificar/atualizar a Política Institucional.

26/10 – Plenária final do Campus Chapecó para aprovação do documento e escolha dos delegados para a etapa multicampi.

 

Saiba mais

Objetivo geral: Avaliar e atualizar a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica na UFFS, estabelecida pela Resolução CONSUNI/CGAE nº 02/2017.


Objetivos específicos:

I – Avaliar o processo de implementação da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica na UFFS nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de licenciatura da UFFS;

II – Fortalecer o debate das licenciaturas da UFFS com as redes de ensino da Educação Básica Pública para promover maior integração e compromissos das licenciaturas com as escolas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a envolver todos os seus protagonistas;

III – Consolidar a Conferência das Licenciaturas como instância de avaliação, discussão e proposição da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores na UFFS;

IV – Analisar as implicações da revogação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 e aprovação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 e Resolução CNE/CP nº 01/2020 na Política Institucional de Formação de Professores da UFFS;

V – Avaliar a eficácia das políticas e programas para as licenciaturas, e o ingresso e a permanência dos estudantes nos seus cursos, utilizando os resultados das avaliações internas de curso e externas do ENADE;

VI – Propor estratégias para consolidação e expansão dos cursos de licenciaturas nos campi da UFFS;

VII – Fortalecer e articular as atividades de extensão e cultura nos PPC das licenciaturas;

VIII – Avaliar e fortalecer a forma como o Domínio Comum e Conexo estão incorporados e articulados nos PPC das licenciaturas;

IX – Avaliar e incluir temáticas relativas à diversidade, educação para as relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental no currículo das licenciaturas;

X – Propor um programa institucional de formação continuada de professores e gestores na articulação com a Educação Básica;

XI – Fortalecer e criar diretrizes para a execução dos estágios obrigatórios nas instituições públicas de educação básica, objetivando melhor formação profissional na área de atuação;

XII – Discutir formas e meios para fortalecer a integração entre o ensino de graduação e pós-graduação da UFFS na relação com a Educação Básica Pública

 

 

Cronograma das atividades dos GTs

 

CRONOGRAMA GRUPOS DE TRABALHO DA II CONFERÊNCIA DAS LICENCIATURAS DA UFFS – ANO 2022

 

Objetivos

Atividade

Data/hora

Local/link

 

 

 

GT1

 

 

 

 

 

 

Avaliar as atividades formativas que contemplem as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Curriculares Supervisionados e os Trabalhos de Conclusão de Curso;

Definição de atividade e cronograma – escolha da coordenadoria e relatoria

 

 

19/07/2020

Presencial

Auditório bloco b

Definição de um primeiro cronograma de trabalho, datas, seleção de legislação e textos para discussões nas próximas reuniões do GT.

27/07/2022

16h – 18:30

Presencial

 

Reunião comissão coordenadora (Jane, Solange, Adriana, Marisol, Angela)

 

Pauta:

- fechar cronograma

- definir responsáveis

- definir tarefas (formulário google form/ email ao público alvo, convite às secretarias reserva de espaços físicos

 

03/08/2022

 

10:00 às 11:30

 

https://uffs.webex.com/meet/solange.alves

 

 

Reunião comissão coordenadora

- conclusão da pauta do dia 03.08

05/08/2022

9:00 às 11:30

 

Remota

https://uffs.webex.com/meet/solange.alves

 

 

Estágio e formação de Professores nas políticas

17/08/2022 - 09:30 às 11:30 - Presencial sala 101 lab. 2

 

Público prioritário: Coord de estágio/Profs de estágio /Setor de estágio/NAP/Estudantes

 

 

24/08/2022 -19:00 às 20:30h - Presencial/ Auditório Bloco B

 

Estudantes/Setor de Estágio /NAP Professores/Interessados/as

Representação da Pedagogia Matutino

 

Sistematização do mês de agosto

31/08/2022 - 14:30 – 17:00h presencial Local à definir

 

Coord. do GT relatoria sistematização

 

Mesa de debates com as Secretarias de Educação: Estado, Municípios, AMOSC

objetivo: avaliar e propor ações de diálogo entre a comunidade externa e a UFFS no que refere às políticas de estágio.

21/09/2022 - 14:30 às 17:00 - Presencial Auditório A

 

Secretarias Educação/Profs. Coord. Estágio, Profs. de Estágio/Setor de Estágio

NAP/Estudante/Comunidade externa

 

Conteúdo/ PCC

Prática como Componente Curricular – PCC e Formação de Professores nas Políticas:

Resoluções: 02/2015; 02/2019; 02/2017 – UFFS

28/09/2022 - 19:00 – 20:30 - Presencial Auditório Bloco dos Professores

 

Professores/NDE dos cursos/Coord. de curso /Estudantes

 

 

Prática como componente curricular – PCCC e Formação de Professores nas Políticas:

Conceito de Prática e implicações na Organização Curricular

05/10/2022 - 9:30 às 11:30 - virtual

https://uffs.webex.com/meet/solange.alves

 

NDE cursos/Coord Curso /Estudantes

 

Reunião da Coordenação e Relatoria

11/10/2022 - 14:30 às 16:00 - Presencial sala à definir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT2

 

Avaliar a presença nos currículos e a necessidade de fortalecimento das temáticas relativas à educação para os direitos humanos, inclusão, relações étnico-raciais e educação ambiental;

Definição de atividade e cronograma – escolha da coordenadoria e relatoria

 

19/07/2022 - 20h auditório B - Representante da Comissão Local do Fórum

 

Discussão da Política de Formação de Professores da UFFS

 

27/07/2022 - 18h30 – 19h30 - 304 -B

Coordenadoria e Representante da Comissão Local do Fórum

 

Discussão da Resolução nº2/2019 e seus impactos na política de formação de professores da UFFS

 

04/08/2022 - 18h30-19h30

Link: https://uffs.webex.com/meet/bruno.picoli

Coordenadoria e Representante da Comissão Local do Fórum

 

Temáticas:

- Direitos Humanos nas Licenciatura da UFFS

- Educação para as relações étnico-raciais nas Licenciaturas da UFFS

- Inclusão e educação especial

 

 

15/08/2022 9h - LEM (sala 401 A)

Temáticas:

- Educação Ambiental nas Licenciaturas da UFFS

 

22/08/2022 9h - LEM (sala 401 A)

Temáticas:

- Direitos Humanos nas Licenciatura da UFFS

- Educação para as relações étnico-raciais nas Licenciaturas da UFFS

- Inclusão e educação especial

- Educação Ambiental nas Licenciaturas da UFFS

 

18/08/2022 9h - LEM (sala 401 A)

 

Temáticas:

- Direitos Humanos nas Licenciatura da UFFS

- Educação para as relações étnico-raciais nas Licenciaturas da UFFS

- Inclusão e educação especial

- Educação Ambiental nas Licenciaturas da UFFS

 

 

30/08/2022 - LEM (sala 401 A)

 

 

Evento Multicampi do GT 2

 

27/09/2022 9h Encontro multicampi on line (por vídeoconferência)

Sistematização das discussões do GT 2

 

26 a 30/09/2022 - LEM (sala 401 A)

 

 

Apresentação e apreciação da sistematização do GT 2

 

06/09/2022 18h30 -19h30

 

 

 

GT3

 

Avaliar a política de ingresso de permanência dos estudantes nos cursos de licenciaturas e elaborar ações propositivas frente ao diagnóstico situacional dos cursos de licenciaturas no contexto (interno e externo) atual

 

02/08 17h - On line e presencial

 

 

Dia 16/08/2022

 

1) Discussão das políticas UFFS Res. CONSUNI/CGAE nº 02/2017 e Res. CNE/CP nº 02/2019 na nossa política e na formação de professores no Brasil; resultado da I Conferência das licenciaturas: o que se definiu sobre ingresso e permanência na perspectiva do ingresso e permanência;

 

 

2) proposta de Criação de um painel/espaço para que os

estudantes expressem suas necessidades de permanência;

 

 

3) levantamento de dados de evasão e matrículas ativas 2017

a 2022.

 

 

4) Pesquisar resultado da I Conferência das das licenciaturas: o que se definiu sobre ingresso e permanência?

 

 

5) Como os cursos de licenciatura abordam o ingresso e a permanência? Quais são as ações dos colegiados e NDEs? Como os PPC/currículos abordam ingresso e permanência? Como se dá o diálogo e troca de informações com discentes? Há reflexo desse diálogo na oferta de CCRs? As demandas de acesso de estudantes que trabalham, como são ouvidas/silenciadas nos cursos? Autoavaliação. Levantamento dos dados de evasão por curso.

 

 

 

 

GT4

 

 

Avaliar o papel estratégico e o formato dos programas: PIBID, RP, PET, monitoria, Grupos de estudos e pesquisas, PIBIC na articulação com a formação de professores e a Educação Básica

 

Reunião com todos os subgrupos (Pet, monitoria, grupos de estudos e pesquisa, Pibid, RP) para síntese do que foi desenvolvido até a presente data.

 

09/08/22 17 horas

https://uffs.webex.com/meet/lisaura.beltrame

 

Reunião com todos os subgrupos (Pet, monitoria, grupos de estudos e pesquisa, Pibid, RP) para reorganização, avaliação para os passos seguintes.

 

 

23/08/22 17 horas e 30 min

Presencial - sala 305 A

 

Reunião com todos os subgrupos (Pet, monitoria, grupos de estudos e pesquisa, Pibid, RP) para síntese do que foi desenvolvido até a presente data.

 

 

27/09/22 17 horas

https://uffs.webex.com/meet/lisaura.beltrame

 

Reunião com todos os subgrupos (Pet, monitoria, grupos de estudos e pesquisa, Pibid, RP) para síntese final do texto, avaliação e encaminhamentos para apresentação para plenária final.

 

 

11/10/22 17 horas e 30 min

Presencial- sala 305 A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GT5

Discutir a implementação das atividades de pesquisa e de extensão e cultura nos currículos de graduação da UFFS e a forma de sua incorporação nos PPC das Licenciaturas em consonância com as políticas institucionais.

 

Definição de atividade e cronograma – escolha da coordenadoria e relatoria

 

 

19/07/2022 20h - Sala 217 Bloco dos professores

 

Definição dos grupos de trabalho por subárea temática e cronograma de reuniões

 

 

02/08/2022 - 18h30 às 19h30

Sala 217 Bloco dos professores

 

Definição do cronograma

 

05/08/2022 - 10h às 11 h

Remota: https://uffs.webex.com/meet/janice.reichert

 

Análise das legislações

 

 

Entre 05/08 e 16/08

Socialização e avaliação do andamento dos trabalhos

 

15/08/2022 - 18h30 às 19h30 Híbrido (Sl. 207 e Webex)

 

 

Análise dos PPCs

 

 

15/08 a 30/08

 

Socializaçao e avaliação dos trabalhos

 

01/09/2022 - 18h30 às 19h30

Webex: https://uffs.webex.com/meet/janice.reichert

 

Elaboração do texto síntese - Eixos Temáticos

18/09 a 30/09

Cada eixo deve se reunir e elaborar o texto síntese a partir da analisa das legislações e dos PPC

 

Delcio e Willian irão sistematizar o texto-base

 

 

01/10 a 11/10

 

Socialização do texto-base com o GT

 

 

11 a 13/10

 

Reunião de leitura final e aprovação do Texto-base do GT

 

14/10 10h Remoto: https://uffs.webex.com/meet/janice.reichert