Equipe Empreende UFFS fica em 1º lugar em desafio de Empreendedorismo Universitário
Grupo está na final, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Lages

Publicado em: 20 de setembro de 2022 14h09min / Atualizado em: 20 de setembro de 2022 15h09min

A equipe Empreende UFFS, representante da UFFS – Campus Chapecó e do próprio Movimento Empreende UFFS, foi a campeã regional do Reuni Challenge, uma competição de empreendedorismo universitário. Formado pelos estudantes de Administração e Ciência da Computação,Allan Mafessoni, Cíntia Marques, Dawana Perin, Francieli Dalarosa, Larissa da Rosa, Laura Schirmann e Luan Bortoli e os professores Humberto Tosta e Bianca Fortes, o grupo foi o melhor dos sete que disputaram a vaga à etapa estadual, no último fim de semana.

O desafio lançado às equipes foi montar um negócio baseado em ao menos dois Objetivos de Desenvolvimento da ONU (ODS). O negócio precisou ser pensado até a avaliação da ideia, que foi “traduzida” em um pitch, ou seja, uma apresentação direta a respeito do projeto, com o objetivo de chamar a atenção dos membros da banca de avaliadores.

O projeto da equipe, chamado Plural Tech, envolveu quatro ODSs: 4) Educação de Qualidade; 5) Igualdade de Gênero; 8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10) Redução das Desigualdades. Ele busca resolver o problema da inserção de imigrantes e mulheres no mercado de tecnologia. A proposta de valor do projeto é recrutar e qualificar esses grupos de pessoas para o mercado de tecnologia, visando a diversidade dentro da empresa, e a redução da vulnerabilidade econômica dessas pessoas.

Conforme Allan, a solução proposta, além de oferecer cursos e qualificação, é faz a ponte entre os profissionais e as empresas que precisam preencher vagas. O principal diferencial, conforme o estudante, é a acessibilidade, com parcerias com universidades para que, mesmo quem não tem equipamentos, possa fazer os cursos, além de contar com professores imigrantes que também vão auxiliar no melhor entendimento e inserção cultural no mercado brasileiro.

“A participação foi experiência bem bacana. Alguns dos membros do nosso grupo participaram pela primeira vez desse tipo de evento. Conseguimos trabalhar bem equipe. O sentimento é de muita satisfação, principalmente por todos os problemas aos quais passamos: professores tiveram imprevistos e participaram on-line. Mudamos a ideia no sábado à tarde, então construímos a ideia, validamos e apresentamos em menos de um dia. Equipe mostrou que tem as características empreendedoras, principalmente a resiliência. Estamos muito felizes e sabemos que representaremos muito bem a universidade e a região no próximo fim de semana”, ressaltou.

A etapa estadual será de 23 a 25 de setembro, em Lages. Conheça mais sobre o Movimento Empreende UFFS e tenha notícias sobre a equipe no perfil do Instagram @empreendeuffs.