Exposição traz obras sobre questões psicossociais de estudantes de Medicina
Abertura acontece em 4 de agosto, a partir das 13h, com atividades ao público.

Publicado em: 25 de julho de 2022 11h07min / Atualizado em: 25 de julho de 2022 13h07min

Quem circula pela UFFS – Campus Chapecó terá a chance de visitar a exposição “Medicina: Traços e Retratos dos seus Estudantes”. A exposição estará disponível durante todo mês de agosto, no hall do bloco da Biblioteca, e sua abertura será no dia 4, a partir das 13h, com atividades integrativas com o público.

O evento cultural é realizado por estudantes e professores do curso de Medicina, em parceria com a Liga Acadêmica de Neurociências da UFFS (Laneu). A exposição terá obras e instalações de artes visuais realizadas pelos próprios estudantes durante as aulas de Psicologia Médica.

Conforme o professor da disciplina, Felipe José Nascimento Barreto, os estudantes retrataram, nas obras, aspectos relacionados à dimensão psicossocial inerentes a ser estudante de Medicina. “A produção é parte de uma dinâmica que proponho a todas as turmas: em grupos, os estudantes desenham como foi a vida antes do curso, como está durante e como imaginam que será depois da faculdade”, explica ele.

Cinco turmas já realizaram a dinâmica. Segundo o professor, angústias, desejos e sonhos, por exemplo, são expressos nas obras. “Para alguns, inicialmente, há um certo bloqueio. Mas para a maioria, acontece de forma tranquila. Eles riem, conversam, participam. É um momento lúdico, visual, de catarse”, comenta o professor.

Para além das particularidades do curso de Medicina, o professor lembra que há aspectos psicossociais que aparecem em estudantes de todos os cursos superiores. Assim, além de fomentar o olhar crítico e sensível do público-alvo e o gosto pela arte, o grupo visa, com a exposição, a identificação entre os estudantes. “Queremos trazer para a reflexão questões sobre o ‘ser estudante universitário’”, ressalta.

Organizam a exposição os professores Felipe José Barreto (coordenador), Agnes Cruvinel e Grasiela Marcon e os estudantes Giovanna Noal (bolsista), Carlos Eduardo Alves, Isabela Lanza, Jaisa dos Santos, Rackel Resende e Mauro Olivatto.