Iniciam inscrições ao Exame Nacional de Acesso ao Profmat
UFFS – Campus Chapecó oferece 18 vagas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Publicado em: 06 de setembro de 2022 11h09min / Atualizado em: 08 de setembro de 2022 11h09min

Estão abertas, até as 17h do dia 3 de outubro, as inscrições on-line para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Na UFFS – Campus Chapecó, são oferecidas 18 vagas.

Podem se inscrever no exame, conforme o Edital, “professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada”.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 82, pagos exclusivamente por boleto bancário. A emissão é feita no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

O exame acontece no dia 22 de outubro, com início às 14h. Serão 30 questões de múltipla escolha, que avaliarão conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos (confira, abaixo, a bibliografia de referência). Na UFFS – Campus Chapecó, as aulas acontecem nas sextas-feiras.

A primeira turma do Profmat na UFFS – Campus Chapecó ingressou em 2015. Até agora, já são 37 mestres; a maior parte de municípios do grande Oeste e Serra catarinense e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Conforme o coordenador do Profmat na UFFS – Campus Chapecó, professor Milton Kist, o mestrado vem contribuindo para o fortalecimento da área da Matemática na região. “Os professores são muito dedicados, e se mostram empenhados em qualificar cada vez mais o mestrado. A maior parte das dissertações são atividades aplicadas em sala de aula, o que faz com que a gente produza material que é disponibilizado e inclusive pode ser utilizado nas nossas disciplinas”, ressalta ele.

O Profmat é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, dentre as quais, a UFFS – Campus Chapecó. A coordenação é da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

Saiba mais sobre o Profmat na UFFS – Campus Chapecó no site da Instituição

Bibliografia de referência do conteúdo do Exame:

a) DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José N. Fundamentos de Matemática Elementar – Vol. 9: Geometria Plana. 9.ed. São Paulo: Atual, 2013.

b) DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José N. Fundamentos de Matemática Elementar – Vol. 10: Geometria Espacial. 7.ed. São Paulo: Atual, 2013.

c) HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar – Vol. 5: Combinatória, Probabilidade. 8.ed. São Paulo: Atual, 2019.

d) IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar – Vol. 4: Sequências, 7 Matrizes, Determinantes e Sistemas. 8.ed. São Paulo: Atual, 2019.

e) LIMA, Elon et al. Temas e Problemas. 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2010.

f) LIMA, Elon et al. Temas e Problemas Elementares. Coleção Profmat, 4.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

g) WAGNER, Eduardo. Teorema de Pitágoras e Áreas. Rio de Janeiro: Impa, 2015. Disponível aqui.