Mestrado e doutorado em História estão com inscrições abertas
Candidatos têm até o dia 2 de junho para enviar os documentos para a inscrição, que deve ser feita exclusivamente por e-mail

Publicado em: 18 de março de 2024 15h03min / Atualizado em: 20 de março de 2024 08h03min

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para a primeira turma de doutorado e para uma nova turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS – Campus Chapecó. Neste seletivo estão sendo disponibilizadas 15 vagas para mestrado e 10 para doutorado, distribuídas entre três linhas de pesquisa: História Ambiental, das Migrações e das Ciências; Fronteiras, Movimentos Sociais e Poder; Cultura, Resistências e Decolonialidades. O prazo final de inscrições é 2 de junho.

Para se inscrever o candidato deverá enviar a documentação informada no item 3 do Edital n° 7/PPGH/UFFS/2024 para o e-mail sec.ppgh@uffs.edu.br. Entre os documentos exigidos estão:

- formulário de inscrição preenchido;

- cópia digitalizada de documento de identificação com foto;

- CPF;

- diploma de curso superior de graduação e de mestrado (este último apenas para concorrer ao doutorado);

- histórico escolar da graduação e do mestrado (este último apenas para o doutorado);

- currículo na versão da Plataforma Lattes do CNPq;

- proposta de projeto de pesquisa;

- para candidatos ao doutorado é necessária, ainda, a produção e entrega de um ensaio, com até 1.500 palavras.

O processo seletivo terá três etapas. A primeira será a análise do projeto de pesquisa e do ensaio, que terá o resultado homologado a partir de 14 de junho. A segunda etapa será a arguição da proposta de projeto de pesquisa e do ensaio, assim como da bibliografia indicada para leitura prévia - que consta no item 4.4.3 do Edital n° 7/PPGH/UFFS/2024 - prevista para ocorrer no período de 24 a 28 de junho. A terceira e última etapa será a pontuação do currículo. O resultado final do seletivo vai ser divulgado a partir de 3 de julho. O início das aulas ocorrerá em 19 de agosto.

Links

Edital n° 7/PPGH/UFFS/2024 - edital do processo seletivo, que traz todos os detalhes a respeito da documentação exigida para a inscrição, fases da seleção e cronograma.

Formulário de inscrição - arquivo editável que deve ser preenchido e enviado por e-mail junto com os demais documentos exigidos para a inscrição. 

Modelo de projeto de pesquisa - arquivo editável com todos os itens que devem constar no projeto de pesquisa, que é um dos documentos solicitados para a inscrição. 

Atos normativos relacionados: