Parceria se mantém e mulheres imigrantes têm nova chance de avançar no empreendedorismo
UFFS – Campus Chapecó e Associação Voluntários Para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil) promovem mais um curso. Desta vez, aprofundando questões de finanças corporativas e custos

Publicado em: 22 de março de 2023 14h03min / Atualizado em: 23 de março de 2023 15h03min

Mulheres Imigrantes recebem mais uma oportunidade de avançar em seus estudos na UFFS – Campus Chapecó. Iniciou, na terça-feira (21), o curso Empreendedorismo e Finanças para Mulheres Imigrantes, uma realização da Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil) e da UFFS com várias estruturas da Instituição: a Incubadora de Negócios (INNE), o Centro de Línguas (Celuffs) e o Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras (Ludobrinc).

O público-alvo do curso são mulheres que já têm ou pretendem ter um negócio ou, ainda, que trabalham na área financeira. Elas se aprofundarão sobre finanças corporativas e custos, durante três horas, em seis terças-feiras. Os professores serão Larissa Trindade e Ari Sothe, docentes da UFFS e parceiros da Incubadora de Negócios. As mulheres também terão aulas de Língua Portuguesa.

A professores e estudantes ligados ao Ludobrinc cabe o apoio lúdico-pedagógico aos filhos das participantes presentes. A necessidade de ter esse apoio ocorre porque a maioria das participantes não tem empregos formais justamente para ficar com as crianças. Portanto, para fazer o curso, elas precisariam de um local seguro para seus filhos.

Conforme a professora Kelly Tosta, que está no grupo do Empreende UFFS e é uma das organizadoras do curso, as parcerias internas garantiram o sucesso da primeira edição e, por isso, foram mantidas neste curso. “Muitas mulheres só tiveram a oportunidade de aproveitar o curso por conta do suporte com o idioma e com o cuidado dos seus pequenos durante esse período. Da mesma forma, o feedback dos docentes e discentes que participam dessa atividade também se mostraram positivos, fazendo com que a atividade gere essa integração dos esforços da universidade que olha para o seu entorno e encontra em si os elementos para transformar a sociedade no sentido da promoção da equidade e da qualidade de vida”.

Para que as mulheres conseguissem se deslocar até a UFFS, os realizadores do curso conseguiram o transporte gratuito. Com a busca de parceiros, também foi possível conseguir doações para os lanches das crianças.

O ganho, entretanto, não é somente para as mulheres imigrantes. A professora Kelly avalia que há um grande benefício para a própria UFFS na realização de ações como essa. “Parcerias com as organizações como a AVSI são fundamentais. Elas nos apresentam os ‘problemas reais’ sobre os quais podemos agir e contribuir no curto prazo, ao mesmo tempo em que retroalimentam nossos estudos. É uma forma da Universidade devolver para a sociedade o investimento”, finaliza.