Professor do curso de Medicina assume direção na Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS)
Paulo Henrique Guerra assumiu a direção científica da entidade

Publicado em: 20 de março de 2018 11h03min / Atualizado em: 20 de março de 2018 17h03min

A nova diretoria da principal entidade cientifica na temática da atividade física e saúde conta com o nome de um dos professores do curso de Medicina do Campus Chapecó: Paulo Henrique Guerra. O professor assumiu a direção científica da entidade, no dia 1º de março.

Para ele, os grandes objetivos da SBAFS são se aproximar da população e fazer a ponte entre a ciência e o mundo da prática. Na posição de diretor científico, Guerra pretende apoiar e trabalhar na realização dos eventos da entidade, dos eventos regionais programados para cada região do país e do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, que está programado para acontecer em 2019, na cidade de Bonito-MS.

Além disso, também pretende apoiar a Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, dando suporte ao trabalho e estando mais próximo para o desenvolvimento da publicação. “Quando pensamos em revista científica, precisamos conseguir melhorar a divulgação dela para o público em geral, para que não fique só um debate dentro da universidade, então esse é um dos nossos objetivos também”, explicou.

De acordo com ele, os planos dessa nova gestão são unir pesquisadores, gestores, profissionais, para discutir as temáticas da área, e também enfrentar o momento difícil pelo qual a ciência no país está passando. “É um momento complicado para a ciência, uma perspectiva nebulosa, e a união de forças, a colaboração entre grupos e universidades pode ser uma saída para se continuar fazendo pesquisa. Se a própria estrutura das universidades está enfrentando problemas, quem dirá a pesquisa que nunca foi prioridade no país”, afirmou.

E para superar isso, a SBAFS está trabalhando na criação de grupos de trabalho por mailing divididos em temáticas, para discussões e estudos de intervenção. A democratização da direção também foi uma das estratégias pensadas. “Estamos num grupo bastante eclético, um de cada região do país, isso ajuda a pensar e saber o que funciona em cada localidade”, concluiu.

Nova direção
Presidente: Alex Antônio Florindo, da Universidade de São Paulo
Vice-presidente: Inácio Crochemore M. da Silva, da Universidade Federal de Pelotas
Diretor Científico: Paulo Henrique Guerra, da Universidade Federal da Fronteira do Sul