Publicado em: 08 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min
Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A UFFS – Campus Chapecó é um dos polos que oferece o Mestrado, que é coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional, a qual atua a partir da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Na UFFS – Campus Chapecó são 20 vagas oferecidas, sendo até duas para indígenas e uma para candidatos com necessidades especiais. As inscrições para a seleção devem ser feitas em www.profmat-sbm.org.br. O valor da taxa é de R$ 73 e será pago a partir de boleto emitido no ato do preenchimento do formulário de inscrição.
Conforme o edital leia diretamente em www.profmat-sbm.org.br), o exame acontece no dia 22 de outubro, das 14h às 17h. A prova consistirá em 30 questões de múltipla escolha, que avaliarão os conhecimentos dos candidatos, em especial, com relação aos seguintes itens: proporcionalidade e porcentagem; equações do primeiro grau; equações do segundo grau; Teorema de Pitágoras; áreas; razões trigonométricas; métodos de contagem; probabilidade; noções de estatística; triângulos: congruências e semelhanças.
O resultado será publicado até o dia 16 de novembro, e o início do curso será em março de 2017. O mestrando terá que cursar, no primeiro ano, quatro disciplinas com 120 horas cada, sendo 60 horas presenciais e 60 horas à distância. As aulas acontecem nas sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. No segundo ano é necessário fazer uma prova de qualificação das quatro disciplinas.
Conforme a coordenadora do PROFMAT na UFFS – Campus Chapecó, professora Janice Teresinha Reichert, geralmente são oferecidas bolsas para os mestrandos que atuam na Educação Básica. “A partir do momento que recebe a bolsa, ele se compromete a manter o vínculo como Professor da Rede Pública, por um período não inferior a cinco anos após a diplomação do PROFMAT”, destaca.
Sobre a importância de qualificar os quadros de professores da Educação Básica, a professora ressalta que o Mestrado, além de gratuito, tem conceito cinco na Capes, ou seja, o conceito máximo atribuído aos mestrados. “A proposta é justamente melhorar a qualificação dos professores da Educação Básica. O objeto final, a dissertação, é um produto aplicado na Educação Básica”, finaliza ela.
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