V Semana Acadêmica de Matemática está com inscrições abertas
Estudantes e professores da Educação Básica podem se inscrever como ouvintes e submeter resumos e oficinas.

Publicado em: 17 de agosto de 2022 10h08min / Atualizado em: 18 de agosto de 2022 17h08min

A V Semana Acadêmica de Matemática (V Samat) da UFFS – Campus Chapecó está com inscrições abertas para ouvintes e para a submissão de trabalhos até 5 de setembro.  Estudantes de licenciaturas, assim como professores da Educação Básica, podem se inscrever gratuitamente como ouvintes ou ainda submeter resumos para as apresentações orais e oficinas.

Com o tema “Educação Matemática Crítica e seu Papel Social”, a V Samat acontece de 3 a 6 de outubro, em formato híbrido. O evento, gratuito, terá oficinas, palestras e apresentação de trabalhos (veja a programação abaixo).

Conforme o professor Paulo Bösing, as semanas acadêmicas são momentos muito ricos para os estudantes. “Além do aprendizado relacionado ao curso, eles conduzem a organização e as decisões, o que é muito importante para a formação. Também podem ver o que está sendo produzido em outras instituições e ouvir um pouco do que colegas de outras regiões estão desenvolvendo”.

O professor ressalta, ainda, que o formato híbrido foi escolhido justamente para estimular a possibilidade de participação de mais pessoas, inclusive estudantes e professores de outras instituições.

A ideia, com os trabalhos, é abordar vivências de variados âmbitos de atuação, como TCCs, estágios curriculares, iniciação científica, monitorias, PIBID e Residência Pedagógica, componentes curriculares, PROFMAT, projetos de extensão, experiências na Educação Básica, dentre outras.

03 de outubro, 19h

Palestra de abertura: Justiça Social e Justiça Ambiental: Na Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Palestrante: Prof. Dr. Ole Skovsmose – Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mediadora: Profa. Dra. Nilce Fatima Scheffer – Professora da UFFS – Campus Chapecó

04 de outubro (terça-feira)

Oficina/Comunicações orais

05 de outubro (quarta-feira)

Oficina/Comunicações orais

06 de outubro (quinta-feira) - Início às 19h.

Palestra de encerramento: A Universidade Pública e a Classe Trabalhadora: A Necessária Defesa da Educação Pública

Palestrante: Prof. Dr. Hilbeth P. Azikri de Deus – Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Mediador: Prof. Dr. Pedro Augusto Pereira Borges – Professor da UFFS – Campus Chapecó