Abertas inscrições do III Encontro Regional de Agroecologia da região Sul

Publicado em: 15 de maio de 2013 13h05min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Está aberto o período de inscrições para o III Encontro Regional de Agroecologia (Era Sul), que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho em Erechim/RS. O evento tem como tema “Agroecologia, Juventude Rural e Universidade Popular: Gerando educação e renda para a permanência no campo com qualidade de vida”.

A organização do encontro é do Diretório Acadêmico de Agronomia com ênfase em Agroecologia (D'AAGRO), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – CampusErechim, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). As atividades serão realizadas no Colégio Agrícola Angelo Emílio Grando, localizado no bairro Três Vendas.

Conforme o integrante da Comissão Organizadora e estudante de Agronomia da UFFS – Campus Erechim, João Daniel Wermann Foschiera, o Era Sul é um evento de caráter regional, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O público-alvo são agricultores, população em geral, estudantes, profissionais e pesquisadores das ciências agrárias, extensionistas, militantes de movimentos sociais, representantes de cooperativas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR´s), Organizações Não Governamentais (ONG's) e governamentais que estejam ligadas ao campo e a questões ambientais.

Objetivos

Segundo Foschiera, “o encontro tem por objetivo promover espaços de ampla discussão entre o meio acadêmico e a sociedade, onde estudantes, agricultores, populações tradicionais e profissionais debatam, elaborem e troquem saberes e valores, articulando um intercâmbio científico, técnico, social, político e cultural em volta da ciência da Agroecologia”.

O estudante destaca, ainda, que o envolvimento do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS – Campus Erechim na organização do evento afirma os propósitos da Universidade, que foi implementada mediante a mobilização popular. A demanda pela produção de conhecimento científico na área da Agroecologia tem raiz nessas organizações e movimentos sociais.

Como se inscrever

As inscrições para o encontro podem ser realizadas por meio do blog http://era-sul.blogspot.com.br, no qual também é possível obter maiores informações sobre a organização do evento. O valor da inscrição é de R$50,00 por pessoa, no entanto, agricultores poderão inscrever-se no dia do evento, de modo que a taxa da inscrição seja ajustada para viabilizar a participação.

Além de debates, palestras e ato público, a programação do encontro conta com a Feira Solidária de Sementes, quando os agricultores poderão realizar a troca de sementes.