Estudantes ministram oficina de Redação para o Enem
Atividade faz parte do projeto extensão curricular do Curso de Letras

Publicado em: 19 de abril de 2024 16h04min / Atualizado em: 19 de abril de 2024 16h04min

Estudantes de Caxambu do Sul estão estudando para o ENEM com graduandos de Letras da UFFS - Campus Chapecó. A nona fase do curso de graduação está em implementação de seu terceiro projeto de extensão curricular, que, neste semestre, é uma Oficina de Redação voltada à preparação de jovens estudantes de Ensino Médio para o exame.

A oficina é ministrada pelos licenciandos em Letras, sob coordenação, orientação e supervisão da professora Morgana Cambrussi, e integra as atividades do componente curricular Projetos de Extensão III. Participa desta primeira edição da Oficina uma turma composta por 19 estudantes.

Após um período de estudo, planejamento e preparação dos acadêmicos extensionistas, as atividades com a comunidade externa iniciaram no início de abril, e vão ser encerradas em 12 de maio, incluído o prazo para que os participantes da Oficina enviem suas redações para a equipe de correção, também composta por acadêmicos do Curso de Letras. As aulas acontecem às quintas-feiras, das 19h às 21h30, na sala 101 do prédio de Laboratórios 2 (sala do Life).

No dia 4 de maio, os participantes da Oficina foram acompanhados até a UFFS pelo Secretário Municipal de Educação do Município de Caxambu do Sul, professor Silvano Henrique Santin. Para o Secretário, é de grande relevância o convênio firmado entre o Curso de Letras e a Prefeitura de Caxambu do Sul, que se sente honrada com a oportunidade de qualificar a formação dos jovens estudantes do município, para que possam alcançar ainda mais êxito acadêmico e investir na continuidade de seus estudos em nível superior em um futuro próximo.

Conforme o programa da Oficina, no curso serão abordados os temas: matriz de referência para a redação do Enem, tipologia dissertativo-argumentativa, gênero Redação do Enem, proposta de redação, produção e correção de uma redação. Entre os objetivos da Oficina estão: a) estudar a matriz de referência para redação do Enem, conforme orientações de exame de 2023; b) conhecer as competências avaliadas e as diferenças entre seus níveis; c) reconhecer as circunstâncias que levam à nota zero na redação e como as evitar; e d) compreender o gênero Redação do Enem e a tipologia predominantemente requerida pelo exame.

Das 25 horas que compõem a Oficina, 15 horas são presenciais, com encontros que contam com momentos expositivo-dialogados, momentos de leitura e debate, voltados para o estudo integral da matriz de referência da redação do Enem e para a leitura, estudo e discussão do conjunto de redações nota mil selecionado pela Cartilha do Participante do Enem 2023.

Além disso, as aulas preveem atividades práticas, que são desenvolvidas de modo individual ou coletivo, a cada encontro. Já ao final do curso, a metodologia se modifica. Os participantes serão orientados para o desenvolvimento de uma proposta de redação e para a produção de um texto do gênero Redação do Enem. A produção escrita será individual, remota e assíncrona. Cada participante fará o envio do texto em versão digital. Após corrigido, o texto será reenviado ao participante, com a atribuição de pontuação e comentários, encerrando as atividades do curso de extensão.

“Tem sido gratificante implementar o projeto e observar o protagonismo de nossos estudantes. Além da integração e da inserção social do Curso de Letras, é notável o desenvolvimento intelectual de nossos acadêmicos, que também têm diante de si a possibilidade de atuarem profissionalmente como avaliadores do Enem, tão logo estejam graduados”, destaca a professora Morgana.