Interdisciplinaridade e produção da ciência serão debatidas em seminário do PPGICH
Evento terá a participação do professor Djalma Thürler, coordenador da câmara setorial das Ciências Humanas e Sociais – Área de Interdisciplinaridade na Capes

Publicado em: 30 de abril de 2024 11h04min / Atualizado em: 30 de abril de 2024 11h04min

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS - Campus Erechim promove, no dia 8 de maio, um seminário de avaliação e socialização de pesquisas produzidas no curso de mestrado. O evento, aberto à comunidade acadêmica e também à comunidade regional, será realizado no auditório do Bloco A, a partir das 13h30.

A programação contará com a participação do professor Djalma Thürler, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da câmara setorial das Ciências Humanas e Sociais - Área de Interdisciplinaridade na Capes. As atividades com o professor iniciam na quarta-feira pela manhã, com uma reunião da qual participarão os pós-graduandos e professores do PPGICH. À tarde será realizada uma palestra com o pesquisador, intitulada “O que é a interdisciplinaridade nas Ciências Humanas”. Depois, os acadêmicos do PPGICH apresentarão algumas das pesquisas desenvolvidas.

Djalma Thürler, da UFBA, ministrará palestra no turno da tarde (Foto: Caio Lírio/Reprodução)

Os coordenadores do PPGICH, Adriana Richit e Halferd Carlos Ribeiro Júnior, destacam que o encontro tem por objetivo intensificar o diálogo entre as pesquisas científicas desenvolvidas no Programa e a comunidade, promovendo uma interação a respeito das propostas de construção do conhecimento interdisciplinar na área das ciências humanas. “Nosso PPGICH vem apresentando discussões muito sérias e fundamentais para a sociedade, mobilizando diferentes campos do conhecimento e articulando uma ciência capaz de gerar respostas plurais para uma sociedade também plural”, destacam os professores.

Para Adriana, a participação da comunidade acadêmica e do público em geral neste seminário é fundamental para que as ações do PPGICH possam ser ampliadas. “Um dos objetivos do nosso Programa é ter uma relação direta com a sociedade, interpretando as questões a partir de uma multiplicidade de olhares e perspectivas. Todos estão convidados a participar deste encontro e ouvir com o professor Djalma como essas intersecções são possíveis”, diz.

O Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas está com inscrições abertas para o ingresso de novos alunos até o dia 6 de maio. Mais informações no site do curso.