Abertas inscrições para ação extensionista voltada para uso pedagógico de tecnologias

Publicado em: 10 de abril de 2012 13h04min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Estão abertas até 20 de abril as inscrições para a ação extensionista “Formação Continuada de Professores – Caminhos para a Inclusão Digital”, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim (SMEd) e Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).

Voltado para professores de Educação Básica do sistema público municipal de ensino de Erechim, o curso de 50 horas tem por objetivo principal promover a formação continuada de professores para o uso pedagógico das tecnologias nos processos de ensino aprendizagem. Serão oito encontros presenciais com 3 horas de duração cada um, complementados por atividades extra-curso, com temáticas envolvendo softwares educativos, desenvolvimento de blogs, políticas de informatização da educação, fundamentos teóricos e metodológicos da utilização de tecnologias em educação, além de aspectos teóricos e políticos da formação continuada de professores.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriana Richit, a formação continuada de professores para uso pedagógico das tecnologias, a partir das políticas públicas e programas oficiais implementadas recentemente pelo Ministério da Educação, tornou-se prioridade para Estados e municípios como via para a qualificação da educação. “O entendimento de formação docente para uso de tecnologias vem se reconfigurando, de modo que a perspectiva de formação técnica vem sendo substituída por concepções ampliadas, tal como a formação pedagógico-tecnológica, que diz respeito à formação para uso pedagógico das tecnologias nas atividades educativas e para o desenvolvimento profissional do professor”, explicou Adriana. Ela ainda comenta que tal formação assume relevância no contexto do movimento de mudanças deflagradas no cenário educacional brasileiro, devido às políticas públicas de inclusão digital na escola pública, uma vez que a esse processo inclusivo, primeiramente precisa incluir o professor e, por conseguinte, a inclusão digital se reflete na prática docente.

Para se inscrever, os interessados deverão enviar e-mail para formacaodocentemat@gmail.com solicitando ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e devolvida via e-mail ou entregue junto à Diretoria de Informática Educativa, na Secretaria Municipal de Educação de Erechim.

As vagas são limitadas e os participantes receberão certificação de 50 horas emitida pela UFFS. Para mais informações os interessados podem entrar em contato através dos e-mails formacaodocentemat@gmail.com,die@erechim.rs.gov.br e ntm@erechim.rs.gov.br ou através dos telefones (54) 3321-7050 (UFFS), (54) 3522-9275 (SMEd) ou (54) 3522-9368 (NTM).