Acadêmicas representam o Campus Erechim em congresso internacional na Argentina

Publicado em: 16 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Dois trabalhos ligados a projetos de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim foram apresentados no XVIII Congreso Argentino de Ciencias de la Computación (CACIC), realizado entre os dias 8 e 12 de outubro, na cidade argentina de Bahía Blanca. A UFFS esteve representada pela acadêmica de Geografia, Ana Paula Bertotti, e pela acadêmica de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Mirian Cátia Zarpelon.

Ana Paula, que é bolsista do projeto de extensão “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem”, apresentou o trabalho “Juventude Rural sob uma nova perspectiva: as redes sociais de aprendizagem”, que em sua carta de aceite recebeu ótima avaliação, o que colocou o trabalho entre os mais bem selecionados. O projeto, que iniciou seus trabalhos em maio deste ano, sob a coordenação do professor Aníbal Lopes Guedes, conta ainda com outros quatro bolsistas e tem o intuito de promover o processo inclusivo digital de jovens de unidades produtoras familiares da região sul do Brasil.

“Robótica como alternativa nos processos educativos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental”, foi o trabalho apresentado por Mirian, e está ligado ao projeto de extensão “O uso da Robótica nos processos educativos de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental”. Esse projeto, que também tem coordenação do professor Guedes, vem trabalhando desde março de 2012 com uma equipe de cinco estudantes, entre bolsistas e voluntários, com a proposta de desenvolver experimentos educativos usando o robô Lego Mindstorms NXT no aprendizado de crianças da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental em duas na cidade de Erechim e outra na cidade de Passo Fundo.

Para Ana Paula, a participação no congresso “foi de extrema importância por se tratar de um evento internacional, o que possibilita uma intensa troca de saberes, experiências e conhecimentos”.

Guedes compartilha da mesma opinião. “Trata-se de um evento de prestígio internacional que discute tecnologias e suas aplicações em diversas áreas, e isso possibilita aos bolsistas aprendizado, trocas culturais e de experiências com pesquisadores do mundo todo”, destaca o coordenador dos projetos.

CACIC

O Congreso Argentino de Ciencias de la Computación é um evento acadêmico anual mais relevante da República Argentina nesta disciplina. O encontro é organizado pela Rede de Universidades Nacionais com Carreiras Informáticas (RedUNCI) e é realizado em uma das sedes das instituições membro. Neste ano, o evento ocorreu na Universidad Nacional del Sur, através do Departamento de Ciencias e Ingeniería de la Computación.