Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo apresentam projeto para espaços públicos de município do RS
Alunos entregaram para a Prefeitura de Estrela Velha um caderno de propostas desenvolvidas para atender demandas da população local

Publicado em: 14 de fevereiro de 2023 09h02min / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2023 15h02min

Como propor melhorias para a mobilidade urbana e democratizar os espaços livres públicos atendendo às necessidades manifestadas pelos próprios moradores de um município? Foi esse o desafio que acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim vivenciaram ao participar de um projeto de extensão que teve início em 2021.

Tudo começou quando a aluna Samara Baggiotto, natural de Estrela Velha (RS), foi convidada a participar de estudos sobre mobilidade desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na própria cidade em que cresceu. Vendo a oportunidade de contribuir com as ações, ela conversou com as professoras Renata Franceschet Goettems e Daiane Regina Valentini para orientarem a pesquisa na UFFS e, ao lado de demais colegas do curso, desenvolveu um caderno de propostas projetuais para a praça central do município.

- A Samara viu a oportunidade de contribuir com sua cidade natal e trouxe a proposta para ser desenvolvida através de um projeto de extensão. Organizamos o projeto para que pudéssemos trabalhar os espaços livres da cidade conjuntamente com a proposta de mobilidade que vinha se desenvolvendo através de uma parceria com a UFSM, sob a orientação do professor Alejandro Ruiz Padillo – conta a professora Renata.

Para fazer os projetos, a equipe ouviu os habitantes do município, no sentido de entender as necessidades e desejos para o local. A população pôde participar respondendo um questionário on-line, que foi aplicado durante o período de isolamento imposto pela covid-19. Os resultados foram organizados em forma de gráficos para facilitar a compreensão das necessidades da população. Depois, a equipe apresentou o diagnóstico para os servidores do município, debatendo os rumos do projeto com vistas a democratização dos espaços livres da cidade.

Diversas reuniões virtuais foram realizadas pela equipe durante as atividades do projeto de extensão

Como resultado, os acadêmicos desenvolveram um caderno de propostas projetuais, entregue de forma física para a prefeitura de Estrela Velha e que também está disponível em https://heyzine.com/flip-book/d922ea78f2.html. No caderno, são explicados os processos e métodos utilizados para o desenvolvimento das propostas de mobilidade e de qualificação do espaço da praça central, as etapas de implantação e os projetos arquitetônicos de mobiliários para a adaptação e alteração desses espaços.

- Em todos os momentos de conversa com a prefeitura, os retornos sempre foram muito positivos. Nos momentos de ajustes, davam sugestões e indicações de como a população utilizava os espaços, o que nos deu subsídios para propostas mais adequadas ao local. A entrega final foi muito bem recebida pela prefeitura, que elogiou o trabalho e também o envolvimento dos acadêmicos – destaca a professora Renata.

Para Samara, a oportunidade de contribuir com a cidade natal deixou um gosto a mais de satisfação.

- Foi gratificante projetar para o lugar onde cresci. Foi um projeto especial e diferenciado, pois muitas das necessidades levantadas eu realmente conhecia devido à minha vivência no local. Poder contribuir para a qualidade de vida da população, através do que aprendi com a arquitetura e o urbanismo é uma forma de retribuir e agradecer ao lugar que vivi por tantos anos. Acredito que pequenas cidades, como Estrela Velha, necessitam de projetos urbanos de qualidade. Temos o costume de acreditar que o urbanismo é restrito às grandes cidades, quando na verdade as cidades pequenas também carecem de espaços apropriados – pontua a futura arquiteta.

Seu colega Raul Ricardi também gostou da experiência:

- Participar desse projeto de extensão foi muito gratificante, não somente por agregar crescimento pessoal e profissional à caminhada de todos os envolvidos, mas principalmente por se tratar de algo que se fazia necessário para a comunidade atendida. Acredito que, junto com os colegas do projeto, e com a incrível coordenação das professoras Renata e Daiane, desenvolvemos uma proposta muito viável e assertiva para com as demandas – diz o acadêmico da UFFS.

A professora Renata destaca que o envolvimento dos alunos em projetos de extensão é de grande importância para a formação dos futuros profissionais:

- O envolvimento dos alunos em um projeto dessa natureza é de grande valia pois remete à relação de corpo técnico e agentes públicos. Buscamos desenvolver habilidades e competências relacionadas ao trabalho em equipe, atendimento de demandas populacionais, restrição de orçamento e demais competências que envolvem um projeto dessa natureza – finaliza a docente.

Equipe do projeto: Renata Franceschet Goettems, Daiane Regina Valentini, Carolaine Lopes Amarante, Francielle Grossl Barbosa, Núbia Steffanea Alves Lemos, Raul Ricardi, Sabrina de Oliveira Millani Cassarotti e Samara Baggiotto (todos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS), e Alejandro Ruiz Padillo, Eduardo Rodrigues Gonçalves, Eloisa Moura Somavilla, Jéssica Jasmine Müller Carvalho e Leonardo de Almeida Pavinato (grupo responsável pelo projeto de mobilidade vinculado à UFSM).