Acadêmicos de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza participam de palestras
Atividades com os professores Attico Chassot e Jaime Giolo foram realizadas na disciplina de História das Ciências.

Publicado em: 15 de dezembro de 2022 09h12min / Atualizado em: 15 de dezembro de 2022 09h12min

Acadêmicos do curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da UFFS – Campus Erechim, tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes atividades pedagógicas nos dias 6 e 7 de dezembro. Foi na disciplina História das Ciências, ministrada pelo professor Antonio Valmor de Campos.

No primeiro dia, os alunos participaram de uma palestra com o professor Attico Chassot, docente aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e que hoje atua como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Conforme o professor Antonio Valmor de Campos, Chassot possui “amplo conhecimento na área educacional, com passagem por diversos programas de pós-graduação e com diversos livros escritos”. Antes da palestra, os acadêmicos fizeram a leitura do livro “A ciência é masculina? É, sim senhora!”, escrito pelo convidado. Ao final da atividade, os estudantes dialogaram com Chassot sobre os assuntos abordados na obra.

No dia seguinte, os alunos assistiram, presencialmente no Campus, ao seminário “A ciência e a universidade: um olhar para a proposta da universidade indígena”, ministrado pelo professor Jaime Giolo, da UFFS – Campus Passo Fundo.

- Giolo destacou a importância da inclusão dos povos indígenas, não apenas na universidade, mas também no desenvolvimento social e econômico desses povos, mas garantindo a sua tradição cultural. Também apresentou a proposta da “universidade indígena”, sua fundamentação legal, aspectos pedagógicos, estruturais e políticos, destacando que a aldeia que a receberia precisava atender a um conjunto de critérios de viabilidade – relata o professor Antonio.

O docente avalia que as atividades serviram para apresentar aos estudantes uma perspectiva mais ampla do papel que a filosofia desempenha no debate envolvendo as ciências.

- Também foi uma oportunidade de ter contato com pesquisadores e escritores de renome, mas que utiliza uma linguagem simples e acessível, permitindo que os estudantes compreendam a exposição. Foi um momento importante aos que participaram, os quais demonstraram satisfação com as intervenções, bem como com a interação entre os palestrantes os participantes – finaliza o professor.