Acesso ao Campus Erechim da UFFS terá via duplicada

Publicado em: 12 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

A UFFS Campus Erechim foi palco da assinatura da autorização para a elaboração do projeto de duplicação da ERS 135, entre Erechim e Passo Fundo. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, autorizou o início do projeto que terá investimento de Rid=mce_marker,8 milhões e será executado pela empresa Ecoplan Engenharia Limitada.

O diretor da UFFS - Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, destacou a importância do projeto para a UFFS “pois garantirá que o acesso ao Campus tenha segurança e qualidade para as milhares de pessoas que se deslocarão diariamente”. Ao apresentar o projeto de infraestrutura do campus que está sendo construído às margens da ERS 135, no km 72, Benoni ressaltou a necessidade de vias que atendam não somente o tráfego de veículos particulares, mas também ônibus, bicicletas e pedestres.

Segundo o secretário Albuquerque, foi solicitada prioridade para os cinco primeiros quilômetros que ligam o município de Erechim à UFFS. “A intenção é de que o projeto desse trecho seja concluído ainda em 2011, inclusive com a rótula de acesso à Universidade”, explicou o secretário.

Também esteve presente no ato de assinatura do contrato, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, que destacou a importância da obra para a cidade universitária da UFFS que, segundo ele “marcará a mudança e a valorização da região”.

A vice-prefeita de Erechim, Ana Lúcia de Oliveira, representando o prefeito municipal, Paulo Polis, afirmou que a duplicação da ERS beneficiará toda a região, mas que “é preciso um olhar especial e urgente para o trecho de acesso à UFFS”.

Ainda estiveram presentes no ato os deputados estaduais, Altermir Tortelli, Gilberto Capoani e Gilmar Sossela, além de prefeitos e outras lideranças de toda a região Alto Uruguai.

Reunião em Porto Alegre sela compromissos

O diretor da UFFS Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, acompanhado do coordenador administrativo do Campus, Dirceu Benincá, estiveram na capital gaúcha para uma reunião com o secretário, Beto Alburquerque, para tratar da construção do trevo de acesso à UFFS. Segundo o diretor Benoni, a solicitação se faz necessária pelo aumento do fluxo de estudantes, professores, técnicos e comunidade regional na rodovia que, atualmente, já é bastante movimentada.

Foi durante essa reunião, que também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, que ficou acertado que o ato de assinatura do contrato de duplicação da ERS 135 seria realizada no auditório do Campus Erechim da UFFS.