Ações práticas marcam participação do Campus Erechim na Semana do Meio Ambiente

Publicado em: 31 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

Contribuir com a construção de um ambiente melhor para se viver é um dos objetivos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim traduzido nas suas três esferas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Dentro desse contexto, nos próximos dias a universidade irá participar de atividades que integram a programação da 11ª Semana Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que abre nesta sexta-feira (01).

Duas ações práticas irão marcar a participação do Campus Erechim no evento: a entrega da pintura do muro do Castelinho e o plantio de mudas de árvores nativas no terreno onde está em construção o campus definitivo, no quilômetro 72 da ERS 135. Além disso, docentes irão ministrar oficinas e palestras durante a Semana de Meio Ambiente.

Projeto Muros

Durante o mês de maio o Grupo Viver AU, ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, realizou a pintura dos muros internos do Castelinho, prédio que é patrimônio cultural de Erechim. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em dois encontros os integrantes do Viver AU finalizaram a pintura, que será entregue no sábado (02), às 15h30, no Jardim Sensorial, local público que fica nos fundos da edificação em madeira.

Segundo Daniela Susin Guerra, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e componente do grupo, a partir de um mesmo conceito de arte, os muros do Castelinho ganharam traços e formas que já são marcas do Viver AU. Conforme a acadêmica, a interação entre elementos e sombras (calungas) formam uma composição bastante poética que nesta intervenção atingiu um patamar mais reflexivo e provocativo, brincando com a imaginação das pessoas e conversando com o local onde foram inseridos.

Plantio de árvores nativas

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente também está previsto o plantio de cem mudas de árvores nativas no terreno onde está em construção o campus definitivo da UFFS em Erechim. Conforme a professora Marília Hartmann, que representa a UFFS na coordenação da atividade, o objetivo do plantio é colaborar com a compensação do carbono emitido para a realização da Semana do Meio Ambiente. A ação está marcada para às 15h30min da próxima terça-feira (05).

Confira as demais atividades que terão a contribuição de docentes da UFFS:

Oficinas (Inscrições na SMMA)

Segunda-feira (04/06)

17h – Percepção Urbana

Ministrante: Murad Jorge Mussi Vaz

Local: UFFS

Terça-feira (05/06)

14h – Casa Sustentável

Ministrante: Nauíra Zanin

Local: UFFS

Palestras (dentro do 9º Fórum Regional do Meio Ambiente)

Terça-feira (05/06)

Palestras iniciam às 8h30

Tema: Agricultura Urbana Agroecológica

Palestrante: Márcio Freitas Eduardo

Local: Clube Atlântico (Del Prete)

Quarta-feira (06/06)

Palestras iniciam às 8h30

Tema: Aproveitamento de Subprodutos da Agroindústria para Obtenção de Bioprodutos

Palestrante: Helen Treichel

Local: Clube Atlântico (Del Prete)

*A programação completa da 11ª Semana Municipal de Meio Ambiente e do 9º Fórum Regional do Meio Ambiente pode ser conhecida no site da prefeitura de Erechim.