Alunos e professores participam de evento sobre paleontologia
Equipe da UFFS apresentou trabalhos e ministrou palestra no XXIII PALEO PR/SC. Próxima edição do evento ocorrerá no Campus Realeza.

Publicado em: 07 de dezembro de 2022 09h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2022 09h12min

Alunos e professores da UFFS participaram, de 1º a 3 de dezembro, do XXIII Encontro Regional de Paleontologia dos estados do Paraná e Santa Catarina (PALEO PR/SC). O evento ocorreu na Universidade do Contestado (UnC), em Mafra – SC, e foi promovido pela Sociedade Brasileira de Paleontologia. A equipe da UFFS apresentou quatro trabalhos no Encontro, que teve ainda uma palestra ministrada pela professora Gisele Leite de Lima Primam, do Campus Chapecó.

Da esquerda para direita: Alan Dalbosco, Pedro Murara, Gisele Primam, Guilherme Girardi e Isis Moraes

Conforme o professor Pedro Germano Murara, do Campus Erechim, “o tema da paleontologia vem ganhando pujança na UFFS, principalmente por meio da atuação dos geógrafos e biólogos que atuam nesta temática de pesquisa”. Segundo o docente, a próxima edição do evento ocorrerá no Campus Realeza, no segundo semestre de 2023, sob coordenação da professora Caroline Heinig Voltolini. Haverá apoio do Campus Erechim por meio do professor Pedro Murara e do Campus Chapecó, por meio da professora Gisele Leite de Lima Primam. A professora Patrícia Balistieri, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que colabora no Grupo de Estudos em Paleontologia da UFFS, também apoiará o evento com sua equipe. “Buscaremos ainda parceria com o curso de Ciências Biológicas do Campus Laranjeiras do Sul”, conta o professor Pedro.

Da esquerda para a direita: professor Pedro Murara e mestrando Alan Dalbosco

Trabalhos apresentados no evento

“A distribuição fóssil dos mamíferos pleistocênicos da Região Sul do Brasil”
Alan Dalbosco e Pedro Germano Murara

“Análise da chuva polínica nos Campos de Palmas”
Pedro Murara e Gisele Leite De Lima Primam

“Diferenciação da Família Poaceae em campestre e florestal a partir do tamanho do grão de pólen na Floresta Nacional de Chapecó, SC, Brasil”
Guilherme Luiz Girardi, Pedro Germano Dos Santos Murara, Jefferson Nunes Radaeski e Gisele Leite De Lima Primam

“Mas afinal, por onde anda a paleontologia em Santa Catarina? Mapeamento dos estudos paleontológicos em sítios do Estado de Santa Catarina”
Isis Fumagalli de Moraes e Gisele Leite de Lima Primam

Professora Gisele Primam ministra palestra no evento

Os autores

Alan Dalbosco: mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFFS.

Pedro Germano Murara: professor do Campus Erechim nos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia, de bacharelado em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Geografia.

Gisele Leite de Lima Primam: professora do curso de licenciatura em Geografia do Campus Chapecó.

Isis Fumagalli de Moraes: egressa do curso de licenciatura em Geografia do Campus Chapecó e mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Guilherme Luiz Girardi: aluno do curso de licenciatura em Geografia do Campus Chapecó.

O acadêmico Guilherme Girardi durante apresentação de seu trabalho

*Fotos: Isis Fumagalli de Moraes.