Publicado em: 06 de junho de 2012 10h06min / Atualizado em: 12 de janeiro de 2017 09h01min
Um episódio que marcou a história do Sul do país foi o assunto da aula inaugural do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizada na noite de terça-feira (5). Com o tema “Desvendando o centenário da Guerra do Contestado: diálogo com as fontes”, o professor do curso de História da UFFS – Campus Chapecó, Delmir José Valentini, falou sobre as aspectos que envolveram o contexto do conflito, ocorrido entre 1912 e 1916. Valentini também indicou aos acadêmicos perspectivas e possibilidades de estudos e pesquisas bem como fontes para possíveis interlocuções.
Segundo o professor, apesar de ter sido um conflito de enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a Guerra do Contestado, por muito tempo, foi pouco investigada pela historiografia. “Ainda hoje paira como um tema desconhecido e ao qual não se dedicou o devido estudo”, explica.
Valentini destacou o fato da UFFS estar inserida no território que abrange a chamada Região do Contestado. “Ninguém mais autorizado a buscar e instigar o conhecimento histórico da região do que a própria Universidade”, argumenta. Segundo ele, o campo de pesquisa é bastante amplo, envolvendo questões religiosas, políticas, sociais, econômicas, de fronteira, que podem e devem ser exploradas. “A Guerra do Contestado é um tema tão amplo que faculta a inserção de pesquisadores de diferentes áreas em seu estudo: sociólogos, antropólogos, linguistas, e historiadores, principalmente”, conclui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de janeiro de 2025
Chapecó
17 de janeiro de 2025
Passo Fundo
17 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos