Avaliação da Educação Superior foi tema de palestra para os docentes da UFFS

Publicado em: 09 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio da Diretoria de Organização Pedagógica em parceria com a Diretoria de Políticas de Graduação, promoveu, na quinta-feira (08), palestra intitulada “Avaliação da Educação Superior”.

A palestra foi realizada na UFFS – Campus Erechim, sendo transmitida a todos oscampi por videoconferência. A palestrante foi a professora Marlis Morosini Polidori, doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA e consultora do MEC/INEP em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Segundo o pedagogo e assistente da coordenação acadêmica da UFFS – Campus Erechim, Marcelo Ronsoni, o evento fez parte de um cronograma de atividades de formação docente. “Ele tem como objetivo promover junto aos professores das distintas áreas do conhecimento e do conjunto dos campi da UFFS a formação continuada no exercício da docência na Educação Superior, além de refletir sobre os desafios associados a ela no contexto da UFFS, assumida como universidade pública e popular”, explica Ronsoni.

A palestrante abordou o tema da avaliação da Educação Superior, baseada no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e explicou os índices que compõem a avaliação dos cursos de graduação, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), entre outros. A fala da professora Marlis, com sua experiência na temática da avaliação da educação superior, esclareceu muitas dúvidas de docentes, coordenadores de curso e técnicos-administrativos que terão papel fundamental no momento histórico que a UFFS estará vivendo em breve, que é a primeira avaliação para reconhecimento de seus cursos de graduação.