Avançam projetos para adequação do acesso ao campus definitivo da UFFS em Erechim

Publicado em: 21 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

As obras de adequação do acesso ao campus definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim foram a pauta de uma reunião entre representantes da direção da instituição e equipe técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), ocorrida na última quarta-feira (20). em Porto Alegre. Conforme o diretor da UFFS - Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a conversa foi motivada pela necessidade de criar alternativas de acesso seguro e com mobilidade ao novo campus, dentro de um prazo compatível com a finalização da primeira etapa das obras. Acompanhou o diretor na reunião o secretário Especial de Obras da UFFS, Paulo Pinto da Luz.

 Na oportunidade, os representantes da universidade apresentaram o cronograma de início das atividades no campus definitivo, previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2013. De acordo com Benoni, avanços importantes foram anunciados durante o encontro, entre os quais o de que o Daer irá assumir a elaboração do projeto de adequação do acesso ao campus.

Os representantes da universidade foram convidados pelo órgão vinculado ao governo do Estado a conhecer o Plano Funcional de Duplicação da ERS 135. “Foram apresentadas sugestões ao projeto que em breve, conforme informações do Daer, deverá ser discutido com a comunidade em audiência pública”, afirmou o diretor. A proposta prevê a construção de um viaduto e a duplicação do trecho da ERS 135 entre o campus e o perímetro urbano de Erechim.

Segundo Benoni, o órgão se comprometeu a agilizar o processo visando as obras e também a compatibilizar as melhorias com o início das atividades no novo campus. “O Daer se comprometeu em, estando as obras em andamento por ocasião do início das atividades no campus definitivo, criar mecanismos para a execução de um plano alternativo para o acesso seguro e com garantia de mobilidade”, explicou.

Além dos representantes da universidade, estiveram presentes na reunião o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Luiz Carlos de Oliveira, o engenheiro, Luiz Fernando Finamor, o superintendente de Estudos e Projetos, Jeferson Couto, técnicos do órgão estadual e representantes da Ecoplan Engenharia, empresa que está desenvolvendo o projeto de ampliação de capacidade da ERS 135.