Campus Erechim: abertas inscrições para o Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai

Publicado em: 04 de setembro de 2014 13h09min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU), do qual a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim faz parte, juntamente com entidades ligadas ao campo, de assistência técnica, educacionais, organizações não governamentais e movimentos sociais, realiza nos dias 11 e 12 de setembro o III Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai. A programação do primeiro dia é aberta a todos os interessados; já o segundo dia terá como público prioritário agricultores e acadêmicos das ciências agrárias. As inscrições são gratuitas.

Conforme a professora Tarita Deboni, o Seminário, que está em sua terceira edição, tem como tema "Agroecologia e as mudanças climáticas: desafios e compromissos". “Desta forma, o objetivo será debater quais as consequências das mudanças climáticas, pelas quais estamos passando, para a agricultura, e como a Agroecologia poderá abordar esta questão”, explica. O evento pretende reunir as entidades que desenvolvem ações na área da Agroecologia no Alto Uruguai, de modo a fortalecer o segmento, e ser uma oportunidade para que a comunidade regional conheça o que é a Agroecologia e as entidades que trabalham com iniciativas nessa área.

A participação no Seminário será certificada. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:saau2014@uricer.edu.br.

O veneno está na mesa II

Durante o Seminário também acontecerá o lançamento do filme “O veneno está na mesa II”, do cineasta Sílvio Tendler, conhecido documentarista brasileiro. A atividade acontecerá às 19h30 no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). No filme ele dá continuidade ao debate sobre o uso de agrotóxicos no sistema agrícola brasileiro, já abordado no primeiro filme, e também apresenta experiências agroecológicas.