Comissão de Ética da UFFS visita Campus Erechim

Publicado em: 07 de outubro de 2011 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

Nesta sexta-feira (7), a Comissão de Ética da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve no Campus Erechim para apresentar, aos servidores da instituição, suas principais atividades e o funcionamento dos trâmites dos processos administrativos. A visita também teve o objetivo de divulgar o debate sobre a minuta do Código de Conduta dos Servidores da UFFS que foi organizada pela comissão.

A minuta em questão já está à disposição de todos os servidores da UFFS para que possam ler e dar sugestões. Segundo o presidente da comissão, Vanderlei de Oliveira Farias, a visita buscou motivar os servidores para que participem do processo de construção desse importante documento que é o Código de Conduta da UFFS.

Farias ainda destacou que o objetivo da comissão é zelar pelo cumprimento do Código de Ética do servidor público federal no exercício do seu cargo ou função, orientar para que o conduza de acordo com suas normas e inspirar assim o respeito no serviço público. Ele explicou que toda e qualquer pessoa da comunidade acadêmica, seja ele docente, discente ou técnico, poderá protocolar na comissão denúncias de falta de dignidade, decoro e zelo com os princípios éticos.

Entre as competências que cabem à Comissão de Ética da UFFS estão atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito da UFFS, aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994), além de representar a UFFS na Rede de Ética do Poder Executivo Federal e supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal e comunicar à Comissão de Ética Pública (CEP) situações que possam configurar descumprimento de suas normas. A comissão também esteve conversando com os servidores da UFFS em Chapecó, no dia 6, e na próxima semana estará em Cerro Largo (RS), no dia 11, e em Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, nos dias 13 e 14, respectivamente. Compõem atualmente a Comissão os professores Vanderlei de Oliveira Farias (Campus Erechim-RS), Juliano Paccos Caram (Campus Chapecó-SC) e Luis Claudio Krajevski (Campus Laranjeiras do Sul-PR), como membros titulares; e Livio Osvaldo Arenhart (Campus Cerro Largo-RS) e Emerson Martins (Campus Realeza-PR), além do técnico-administrativo, Elvis Roberto Giacomim (Campus Chapecó-SC), como membros suplentes.