Coordenador do curso de História da UFFS participa de coletânea lançada na Feira do Livro de POA

Publicado em: 16 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

“Vida é Jogo: ensaios de História, Cinema e Esporte”. Esse é o título do livro lançando durante a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, do qual o coordenador do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Gerson Wasen Fraga, é um dos autores.

O livro, que aborda a relação dos esportes com a História através do Cinema, tem como organizadores o professores de História da América, Cesar Guazzelli, junto com o professor no Instituto Farroupilha, Campus Charqueadas, Charles Domingos, o professor da rede municipal de Tapes/RS, José Orestes Beck, e o doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rafael Quinsani.

O livro é resultado de um ciclo de cinema realizado no primeiro semestre na Sala Redenção, em Porto Alegre, onde filmes que se relacionavam às temáticas da História e do Esporte eram exibidos e comentados por dois debatedores. Outras quatro edições já foram realizadas, sempre envolvendo o Cinema e a História ligados a alguma outra temática, e resultando na publicação de um livro. Fraga participa desde a terceira edição, “A Prova dos 9”, realizada em 2009, e que privilegiou filmes em que a abordagem tivesse relação com acontecimentos históricos ocorridos nos últimos anos de cada década ao longo do século XX. No ano passado, foi a vez de “Tio Sam vai à guerra: os conflitos bélicos dos Estados Unidos através do cinema”, onde o professor teve a oportunidade de trabalhar sobre a Guerra Civil em El Salvador na década de 1980.

Segundo Fraga, este foi o ciclo mais ousado dos cinco até agora realizados, uma vez que privilegiou uma temática que ainda se ressente de validade no mundo acadêmico, visto que o esporte, apesar de ocupar boa parte de nossos tempos e de nossa atenção, ainda sofre com certo preconceito, sendo considerado assunto de menor importância diante de outras questões.

Na obra, Fraga assina dois textos. Junto com o professor Cesar Guazzelli, há o texto “O caminho para Berna passou por Kiev: queda e ascensão da Deutsch Nationalmannschaft Fussball”, onde os significados da conquista da Copa do Mundo de 1954 pela seleção alemã são analisados a partir do filme “O Milagre de Berna”. Além deste, há o texto “O Caminho de San Diego e a Odisséia de Benítez”, onde o mote para a discussão está sobre o filme “O Caminho de San Diego”, que tem como pano de fundo a comoção do povo argentino a partir da internação de Diego Armando Maradona em uma clínica para recuperação de um problema cardíaco.