Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS - Campus Erechim realiza Aula Inaugural

Publicado em: 23 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

“A luz como elemento de composição em arquitetura” e “Ecourbanismo” foram temas da Aula Inaugural promovida, no dia 21 de março, pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

Os ministrantes da Aula foram os professores titulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lucia Elvira Alicia Raffo de Mascaró e Juan Luis Mascaró. Ambos possuem vasta experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com inúmeros livros publicados que são referências importantes para as atividades profissionais dos arquitetos. Lucia discute principalmente temas como a tecnologia da arquitetura e do urbanismo, ambiência urbana e conforto ambiental. Já o professor Juan trata de questões relacionadas à infra-estrutura urbana, custos da edificação e da urbanização.

Os palestrantes contemplaram em suas falas elementos fundamentais sobre a percepção e a relação entre luz e arquitetura, elementos chaves para a aproximação com a composição e a percepção do objeto arquitetônico, também a interface entre os elementos propostos e a cidade. O conceito de conforto, foi amplamente discutido, inclusive na aproximação clara e direta com o objeto cidade e seus diversos desdobramentos em suas relações intrínsecas à arquitetura.

De acordo com um dos professores do curso de Arquitetura da UFFS, Murad Mussi Vaz, a realização do evento oportunizou aos estudantes a possibilidade de acompanhar a reflexão aprofundada advinda da bagagem teórico-prática dos dois professores convidados, que trouxeram uma série de questionamentos extremamente importantes para a formação e a atuação do arquiteto e urbanista contemporâneo. “As aulas inaugurais reforçam a troca entre instituições, complementam o repertório visual e conceitual dos corpos discente e docente e celebram o início de cada novo semestre, além de serem fundamentais para a inserção da UFFS no panorama das escolas de arquitetura nacionais, contribuindo para a consolidação do curso”, afirmou Murad.

Segundo a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Daniella Reche, a fala dos professores foi ao encontro do momento em que o curso se encontra: a inauguração de discussões mais efetivas sobre planejamento urbano e conforto no ambiente construído. “Os professores também evidenciaram no seu discurso o papel social do arquiteto e urbanista e com certeza esses aprendizados repercutirão na vida profissional de nossos estudantes”, concluiu Daniella.