Curso de extensão Homeopatia na Agricultura e Ambiente encerra sua terceira edição
No total, 67 agricultores e acadêmicos participaram da capacitação

Publicado em: 04 de dezembro de 2023 10h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2023 10h12min

Foi realizado, no dia 28 de novembro, o encerramento do curso de extensão Homeopatia na Agricultura e Ambiente, ofertado pela UFFS - Campus Erechim com o apoio do Centro de Apoio e Proteção da Agroecologia (CAPA), Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (Sutraf-AU), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Cresol Base Alto Uruguai e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap). No total, 67 pessoas foram beneficiadas pela capacitação. A maioria, agricultores da região do Alto Uruguai e, ainda, nove acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Esta foi a terceira edição do curso, que já teve turmas nos anos de 2020 e 2021.

No total foram 12 encontros, realizados entre os meses de abril a novembro. As atividades abordaram tópicos como história da homeopatia e de Hahnemann (médico alemão, fundador da homeopatia); os princípios e pilares da homeopatia; matérias médicas; farmacotécnica homeopática; vitalismo; teoria miasmática; homeopatia aplicada aos animais; homeopatia aplicada às plantas; e homeopatia aplicada ao ambiente.

Atividade de encerramento contou com a presença de autoridades das entidades participantes

A homeopatia trabalha com medicamentos não residuais, utilizados para “curar” animais, plantas e ambientes sem a utilização de agrotóxicos. No encerramento, os participantes do curso receberam as boticas, que são caixas farmacêuticas contendo os medicamentos homeopáticos. As boticas foram custeadas pela Cresol e feitas pelos bolsistas do curso. Em cada caixa os concluintes receberam 20 matrizes homeopáticas - uma amostra inicial para que possam iniciar as aplicações na agricultura. Para receber a botica os participantes tinham que ter mais de 75% de presença nos encontros e apresentar um estudo de caso.

Participantes do curso receberam, cada um, 20 matrizes homeopáticas para iniciar a aplicação

A coordenadora do curso, professora Tarita Cira Deboni, explica que a capacitação foi uma demanda das próprias entidades que participaram do projeto.

- O curso está em consonância com a proposta da Universidade, pois trabalha a agricultura sob a perspectiva da agroecologia, além do enfoque da homeopatia popular. Os agricultores terão autonomia em preparar suas homeopatias para aplicação em suas plantas, animais, solos, água e ambiente. Conseguimos com o curso formar, além de usuários da homeopatia, multiplicadores, que irão difundir esta ciência em toda a região – conta Tarita.

No total, 67 pessoas foram beneficiadas pela capacitação

A professora adianta que haverá uma próxima turma do curso em 2024:

- Estamos planejando para março o II Seminário Regional de Homeopatia na Agricultura e Ambiente, no qual faremos o lançamento das inscrições para a quarta turma do curso, prevista para acontecer nos mesmos moldes, iniciando em abril e encerrando em novembro – finaliza.