Debate sobre educação abre Semana Acadêmica de Ciências Sociais na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 20 de novembro de 2012 13h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 13h01min

Uma mesa de debate sobre a pertinência dos Clássicos da Sociologia na escola abriu a Semana Acadêmica de Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As atividades da programação, que neste ano tem como tema “Clássico, ainda?”, seguem até a próxima sexta-feira (23). Qualquer pessoa interessada pode participar dos debates, que iniciam sempre às 19h15, no auditório da UFFS – Campus Erechim. Para receber certificação é necessário comparecer em pelo menos quatro noites de atividades.

Na abertura do evento o coordenador acadêmico do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, destacou a relevância desse tipo de programação, que tem o apoio institucional e dos professores do curso, mas é, prioritariamente, organizado pelos estudantes. “É muito gratificante perceber que a comunidade acadêmica do curso de Ciências Sociais do Campus Erechim já tem densidade suficiente para realizar esta primeira Semana Acadêmica”, afirmou.

O professor Paulo Muller, representante dos docentes na Comissão Organizadora, destacou a provocação do tema. “Discutir os clássicos, a relevância ou a não relevância deles, formas de abordar os clássicos na escola é interessante porque se os clássicos são os fundadores da nossa disciplina, o debate que hoje nós fazemos também é fundador do modo como nós estamos instituindo as ciências sociais aqui na região, na nossa Universidade”, disse.

Também integrou a mesa de honra na abertura do evento o coordenador do Curso de Ciências Sociais na UFFS – Campus Erechim, Cássio Cunha Soares, e a representante do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes, Patrícia Gargioni. Esta última aproveitou a oportunidade para destacar a participação dos estudantes que colaboraram com o planejamento e organização das atividades. A Semana Acadêmica será encerrada na sexta-feira (23), com festa de confraternização após a última mesa de debates.

Clássicos na escola

Para discutir os clássicos da Sociologia dentro do ambiente escolar, foram convidados os professores da UFFS – Campus Erechim, Thiago Ingrassia Pereira e Clovis Schmitt Souza, além dos estudantes e integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Gabriel da Rosa e Vilmar Graboski. Conforme Gabriel, o objetivo foi discutir as Ciências Sociais na escola, tentando apontar algumas problematizações, como por exemplo, como tratar das temáticas que as envolvem, especialmente os clássicos.

Atualmente o curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim conta com cerca de cem estudantes, em três turmas.

Confira a programação dos próximos dias de atividades:

Terça-feira (20/11)

19h15: Mesa de discussão sobre Max Weber

Quarta-feira (21/11)

19h15: Mesa de discussão sobre Emile Durkheim

Quinta-feira (22/11)

19h15: Grupos de Discussão e Apresentação de Trabalhos

Sexta-feira (23/11)

19h15: Mesa de discussão sobre Karl Marx