Delegação da UFFS – Campus Erechim participa de Encontro Estadual de Geografia

Publicado em: 23 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

Acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim participaram, de sexta-feira a domingo (18 a 20), do 31º Encontro Estadual de Geografia (EEG). A delegação contou com mais de 30 pessoas, a segunda maior do evento, e contribuiu com a apresentação de oito trabalhos sobre diferentes eixos de discussão.

Este ano o encontro foi realizado na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com o tema “O Professor, o Bacharel e o Estudante: Diferentes Ações, as Mesmas Geografias?”. Mesas-redondas, espaços de diálogos e práticas, oficinas, minicursos e trabalhos de campo fizeram parte da programação.

Integraram o grupo que representou a UFFS – Campus Erechim os professores Dilermando Cattaneo da Silveira, Éverton Kozenieski e Kátia Kellem da Rosa, além de acadêmicos de Geografia, Filosofia e Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes participaram de atividades de campo na Estação Ecológica do Taim, Centro Histórico de Rio Grande, área do Polo Naval, Barra do Rio Grande e Laguna dos Patos.

Durante o EEG também houve a escolha da diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) - Seção Porto Alegre para o biênio 2012-2014, da qual fazem parte os professores do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, Silveira e Kozenieski, além dos estudantes Shaiane Gaboardi e Sian Alegre.

“Nossa participação no Encontro Estadual de Geografia deste ano referendou a percepção da comunidade geográfica gaúcha de que, apesar de sermos um curso novo e ainda carente de infraestrutura material e pessoal, somos protagonistas no fazer geográfico do Estado, o que garante um reconhecimento muito positivo para o curso de Geografia da UFFS – Erechim”, destaca Silveira.

O EEG

O Encontro Estadual de Geografia é o maior e mais tradicional evento de Geografia do Rio Grande do Sul e, mesmo sendo de caráter estadual, conta com a participação de geógrafos de vários estados do Brasil. É realizado anualmente pela AGB/Seção Porto Alegre. No ano de 2011, em sua 30ª edição, o encontro foi realizado na UFFS – Campus Erechim e atraiu mais de 400 pessoas para debater o tema “Outras Geografias: entre território e ambiente, região e desenvolvimento”.