Desafios da prática docente em debate durante II Semana Acadêmica de Geografia do Campus Erechim

Publicado em: 08 de outubro de 2013 13h10min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

Minicursos, oficinas, mesas-redondas e espaços de diálogo e socialização de práticas integram a programação da II Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O tema central das atividades será “A formação do professor de Geografia e os desafios da prática docente”. Conforme a integrante da Comissão Organizadora e estudante do curso, Izabela Fagundes, haverá certificação para a apresentação de trabalhos e também para a participação no evento, que terá programação do dia 15 ao dia 18 de outubro.

O envio de trabalhos para a socialização no “Espaço de Diálogos e Práticas” deve ser feito até 12 de outubro, pelo e-mail: geografia.semanaacademica2013@gmail.com. Pelo endereço eletrônico, também podem ser obtidas informações sobre o formato dos trabalhos. Já as inscrições para participação no evento devem ser feitas presencialmente na próxima semana, nos dias 14 e 15, das 17h às 19h, no saguão do terceiro piso do prédio da UFFS - Campus Erechim, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. Não há custo de inscrição.

“A Semana Acadêmica vem somar para o aperfeiçoamento de nossas práticas e saberes como futuros docentes, visto que os assuntos em questão serão voltados para o ensino de Geografia”, explica Izabela.

Programação

A primeira atividade da Semana Acadêmica será um minicurso sobre “Maquete como recurso didático para instrumentalização da prática docente”, ministrado pelos professores da UFFS – Campus Erechim, Juçara Spinelli e Robson Paim, no dia 15, das 14h às 18h.

A abertura oficial do evento acontece na mesma data, às 19h10min, no auditório da Universidade. Após a abertura, haverá a primeira mesa-redonda, com participação do professor Robson Paim e de Kinsey Santos Pinto, que está desenvolvendo pesquisa com o título Neurociências e Ensino de Geografia. A mesa-redonda terá como temática “A Geografia para além do livro didático: práticas de ensino”.

A organização da Semana Acadêmica é dos estudantes do curso de Geografia, com o apoio institucional e dos professores do curso.

Jornadas Pedagógicas

Dentro da programação da Semana Acadêmica também acontecerá a segunda edição do “Jornadas Pedagógicas: educação geográfica em movimento”, evento que será realizado no sábado (19) e é voltado para acadêmicos e professores de Geografia.

As atividades iniciam às 8h30min, no auditório da UFFS – Campus Erechim. As inscrições podem ser feitas no local. Haverá certificação tanto para a participação no evento como para a apresentação de trabalhos no espaço de “Relatos e trocas de experiências”.

A segunda edição do Jornadas Pedagógicas é uma promoção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Geografia da UFFS – Campus Erechim e da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB)/Porto Alegre. A programação completa pode ser conferida no blog do evento.